Piscinas de Centros Olímpicos do DF são reabertas nesta quinta

Unidades foram fechadas quando terminou contrato para manutenção.
GDF atende TCDF e altera licitação para contratar nova empresa.


Piscina do Centro Olímpico de Recanto das Emas é uma das quatro unidade reabertas nesta quinta
 (25) no DF (Foto: Willian Farias / G1)

Na manhã desta quinta (25), mais quatro piscinas dos Centros Olímpicos do Distrito Federal voltaram a funcionar. As unidades reativadas ficam no Recanto das Emas, Santa Maria, Brazlândia e Gama. Elas estavam fechadas por falta de manutenção há cerca de seis meses.

O contrato para manter as piscinas funcionando terminou em março. O GDF abriu licitação mas o Tribunal de Contas suspendeu o edital. O TCDF apontou incoerência entre os serviços previstos e a disponibilidade de funcionários. Pelo edital, piscineiros seriam contratados para trabalhar todos os dias, apesar da limpeza ser feita apenas duas vezes por semana.

 A reabertura das piscinas só foi possível graças a um contrato emergencial. O acordo tem validade de 180 dias, com término previsto para 19 de março de 2013.

Uma nova concorrência deve ser lançada pelo GDF para garantir o serviço a partir desta data. De acordo com a Secretaria de Esporte, o governo alterou o projeto básico e enviou para análise do TCDF. A previsão é de que o contrato seja de cerca de R$ 3,5 milhões, segundo a secretaria. O valor é quase três vezes menor do que edital anterior previa – de cerca de R$ 9,6 milhões.

Ao todo, nove unidades foram fechadas. Dessas, sete já foram reabertas. Além das piscinas reativadas nesta quinta, unidades em Ceilândia, Samambaia e São Sebastião voltaram a funcionar recentemente. A previsão é que duas novas unidades sejam reabertas até o início de novembro, na Estrutural e no Riacho Fundo.

A criação de centros olímpicos faz parte de um programa de inclusão social da Secretaria de Esporte do DF. As nove unidades já construídas atendem cerca de 25 mil pessoas, que têm acesso a cursos gratuitos de natação e hidroginástica e podem utilizar as piscinas também aos fins da semana.

Fonte: G1