fbpx
31 de julho de 2021

Planteq forma mais de 500 no DF

Até o final deste ano, mais de 500 pessoas estarão qualificadas e aptas para entrar no mercado de trabalho do setor de transporte coletivo de passageiros. Em sua primeira fase, o Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) recebeu uma demanda de 2.500 interessados para os cursos de motorista, cobrador, bilheteiro de transporte coletivo e despachante de tráfego.

Os cursos são gratuitos, têm a duração de 200 horas/aula e ocorrem de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. Os alunos recebem benefícios como auxílio-transporte, lanche, material didático, uniforme, seguro de vida, atendimentos fisioterápicos, psicológicos e odontológicos.

José Laudemir Alves da Piedade, 42 anos, decidiu fazer o curso de motorista de transporte coletivo de passageiros por já ser motorista de carreta e tem o desejo de trocar as estradas pelas vias urbanas. “Eu estou aqui para aprender como prestar um serviço decente ao passageiro”, disse. Além das disciplinas específicas, os alunos aprendem matemática, português, inglês e conhecimentos gerais.

“Eu acho que todos os motoristas de transporte coletivo tinham que fazer esse curso porque, depois disso, eles passam a ter um novo modo de pensar”, acrescenta Laudemir. Ele ressalta a importância de aprender o inglês já que a cidade receberá diversos turistas estrangeiros na Copa do Mundo, em 2014 e nas Olimpíadas, em 2016.

Há alguns pré-requisitos para se matricular nos cursos. Nos casos de cobrador, despachante e bilheteiro, os inscritos deverão ter, pelo menos, 18 anos e concluído, ou cursando o Ensino Médio. Para concorrer a uma vaga para motorista, os interessados deverão ter, pelo menos, 21 anos, o Ensino Fundamental completo e possuírem carteira de habilitação nas categorias D ou E.

Para se inscrever nas próximas fases do PlanTeQ, os interessados deverão procurar as Agências do Trabalhador nas várias regiões administrativas do DF munidos de carteira de identidade (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia).

Fonte: DF Dia a Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial