Primeiro dia de vestibular na UnB tem 11,47% de abstenção

O primeiro dia de provas do vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB) teve 11,47% de abstenção. Segundo a assessoria da instituição, 21.175 dos 23.234 candidatos inscritos realizaram o exame em 37 locais, distribuídos entre Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga), Goiás (Formosa, Goiânia e Valparaíso) e Minas Gerais (Uberlândia).

São 4.219 vagas em 97 cursos, que funcionam nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Outros 685 inscritos participaram como treineiros, que recebem o boletim de desempenho individual, mas não podem usar as notas para ingresso na instituição.

Neste sábado, foram aplicadas as provas objetivas de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Na redação de língua portuguesa, os candidatos deveriam redigir um comentário crítico sobre as principais ideias expressas em trechos de entrevista, transcritos na prova, concedida pelo ensaísta brasileiro Tales A. M. Ab’Sáber, em que foi abordada a sua obra A Música do Tempo Infinito.

A entrada dos candidatos para os exames contou com a presença do reitor da UnB, Ivan Camargo, que acompanhou o início das provas. O diretor do Cespe/UnB, Paulo Portela, ressaltou a tranquilidade da aplicação das provas. “Tudo ocorreu dentro da normalidade, no que é aguardado pelo Centro. Esperamos que o segundo dia transcorra da mesma forma”, disse Portela.

Amanhã, serão testados os conhecimentos das disciplinas de biologia, física, química e matemática. No segundo dia, as provas também começam às 13h e têm duração de cinco horas.

A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas objetivas está prevista para a data provável de 12 de junho, no site da UnB. O prazo para interposição de recursos será nos dois dias subsequentes. A data provável para a divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D e da prova de redação em língua portuguesa é 9 de julho. A divulgação dos selecionados em primeira chamada está prevista para o dia 24 de julho, a partir das 17h, no site do Cespe/UnB e nos campi da universidade.

10 anos de cotas
 O Sistema de Cotas para Negros da UnB completa uma década de existência neste ano. No vestibular de inverno, o Cespe/UnB registrou 2.491 inscritos para 850 vagas. Nesta edição, o candidato inscrito pelo sistema deve agendar sua entrevista pelo site do Cespe/UnB. Aqueles que não comparecerem a essa etapa ou que não agendarem a entrevista deixarão de concorrer pelo Sistema de Cotas para Negros e passarão a disputar as vagas pelo Sistema Universal. Para a entrevista, o candidato deverá apresentar documento original de identidade. O inscrito poderá agendar a entrevista pessoal nas datas prováveis de 14 e 15 de junho, pelo site.

Outro meio de ingresso é o Sistema de Cotas para Escolas Públicas, que teve 7.445 inscritos para 556 vagas. Aqueles que concorrem por esse sistema devem estar atentos à entrega dos documentos listados em edital, nos dias 20 e 21 de junho.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Fonte: Portal Terra

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios