Programa eu também posso aprender

Gama da mais uma vez um grande exemplo de sociedade

O programa “programa eu também posso aprender” idealizado pela gestora do PCS 076 do Setor Leste do Gama a Sgt. Margareth Kocian e sua subgestora a Sgt. Juscivânia, que visa à integração entre a Policia Militar e a comunidade do Setor Leste, o programa existe desde o dia 31 de Março de 2012 tendo inicio no PCS 020, e em seguida estendendo-se ao Setor Leste no dia 29 de setembro de 2012 com um mega evento e hoje realizam vários, tendo como foco principal a diminuição da mancha criminal na área de atuação e a aproximação da comunidade. Criando assim um laço de amizade e desmistificando tabus, criados a muito tempo de que a policia só serve para reprimir, e espancar, Segundo a Sgt Margareth Kocian “Esse programa tem aproximado a comunidade da Polícia militar, que hoje já se sente segura em trazer para o policial uma situação que por ventura esteja acontecendo na sua rua, quadra ou vizinhança, e com isso tem reduzido drasticamente o numero de ocorrências criminais na área de atuação do programa, pois a comunidade não vê mais o Policial, como um instrumento repreensão e sim como um amigo”, a policia Comunitária visa PREVENIR o mal maior dentro da Satélite do Gama.

Dentre os vários eventos criados pelo programa dos PCS076, tais como city tur, Palestras, Apoio Psicológico, Entrega de materiais escolares, Passeios ecológicos, Lazer em período de férias, chá para as mulheres e A caminhada Rumo a Qualidade de Vida que já esta na sua quinta edição e a cada dia conta com mais participantes, Além de um belíssimo trabalho com as crianças e a comunidade do assentamento Alagado da Susana, onde o trabalho tem obtido excelentes resultados em diversos aspectos dentro da comunidade.
O programa chamou a atenção de gestores de outros PCS, como é o caso dos Sgt. Pimenta e do Sgt. Coelho, gestores do PCS 093, do setor Oeste do gama, que observando as crianças da redondeza, perceberam que elas ficavam durante todo o dia sem atividades, e em situação de risco, preocupados com os acontecimentos atuais como a grande exposição da sociedade e principalmente com a aliciação de crianças e adolescente por parte de traficantes, resolveram estender o projeto até a comunidade da área do PCS093, Foi quando surgiu a idéia de aproveitarem a quadra poli esportiva que fica em frente ao PCS para ensinar e incentivar a pratica de esporte, em principal futebol.

imgSegundo o Sargento Coelho “Apesar da importância desse programa, o mesmo enfrenta dificuldades, pois a falta de equipamentos básicos e de suma importância para a continuação do mesmo tem dificultado a continuidade do projeto”. A falta de infra-estrutura é a principal delas, pois as aulas estão sendo realizadas na quadra poli esportiva que esta muito deteriorada pela falta de manutenção. De acordo com o sargento Pimenta e o Sargento Coelho, varias tentativas para a revitalização bem como a terraplanagem de uma área usada como campo de futebol que fica nas proximidades do projeto, foram tentadas sem sucessos junto à ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO GAMA. Além disso, a falta de material de uso fundamental pra a pratica do esporte tem desestimulando algumas crianças que por serem carente e de baixa renda, não conseguem adquirir chuteiras, e acabam tendo que praticar o esporte com equipamentos emprestados de outros coleguinhas, muitas vezes um único par serve a duas crianças que usam em apenas um dos pés. O programa atende hoje em media de 60 crianças de vários setores do Gama. O projeto vem ganhando a simpatia e apoio do Comandante do 9º batalhão da PM do Gama, Coronel Condi, que já visitou o local, e conseguiu uma visita das crianças do programa ao BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS – BOPE, onde as crianças puderam desfrutar de um dia inteiro de atividades, Alem disso segundo Maria de Lourdes de 77 anos, moradora da Vila Roriz a 22 e Avó de um dos garotos participantes do projeto diz “que o programa é muito importante, e que deveria ser incentivado pelos pais, e apoiado pelos poderes púbicos”.

Veja as fotos Clique aqui!

Você pode ajudar entrando em contato:

Sgt. Coelho – 9106-2131
Sgt. José Alberto Pementa – 9205-6452

Sgt. Margareth Kocian, Sgt. Ilca Carla e a Sgt. Jucivania Ameida
8560-0342 / 8186-8927 / 3434-5561

Por Paulo Tavares

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios