Agenda Cultural e ConvitesDestaqueEducaçãoEspaço CulturalNotíciasNotícias do Gama

Projeto Madeb/Fac “Africanidade nas escolas”

Na sexta (12/04), o projeto lança sua etapa 2019 no CEF 15 do Gama

Valorizar a história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas do Gama essa é a proposta do Projeto Madeb  “Africanidade nas escolas”. Nesse sentido, a primeira apresentação 2019 será realizada nesta sexta (12/04), a partir das 14h30, no Centro de Ensino Fundamental 15 (CEF 15), do Gama (Eq 05 11, Área Especial – Setor Sul). A programação apresentará o espetáculo Tributo Africanidade – MADEB, com homenagem a heróis e heroínas negros e negras, seguido de oficinas de Turbante e maquiagem com Agatha Mikaely; de Rap com Neemias; de samba com Erasmo; Breakdance e de Dança contemporânea com o Grupo Cultural Azulim e de Capoeira com Contramestre Biliu. O Projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF).

Audiovisual
O evento ainda contará com apresentações dos curta metragens e documentários: Brasil DNA África, Cores e Botas, Parece comigo, O Teu Cabelo Não Nega, Vista minha pele, representatividade na cultura pop.

“O evento terá a duração de aproximadamente cinco horas, sendo três horas de oficinas e para assistir curtas e documentários. Nesse período os alunos irão circular entre as oficinas e o espaço de cinema e, depois, 30 minutos de apresentação teatral”, explica o presidente do Movimento Afrodescendente de Brasília (Madeb), Vinícius Gomes.

Projeto do FAC
O projeto de Manutenção do grupo cultural MADEB por 2 anos, conta com criação e apresentações gratuitas do espetáculo multilinguagem que envolve dança, teatro e música. Haverá oficinas gratuitas para público em geral, envolvendo dança e moda afro.

Madeb
O grupo cultural MADEB é uma organização cultural idealizada em 2010 e tendo seu Estatuto e Ata de Fundação registrada. A organização tem como objetivo a conscientização da comunidade, em especial os alunos de escolas públicas e privadas, a cerca da cultura e das questões sociais que envolvam o povo negro e suas etnias, tendo como base a Lei 10.639/2003 ( lei que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de nível fundamental e médio de educação públicos e privados; resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil).

Desde 2011, o MADEB, com diversas parcerias, produz e realiza anualmente o evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate ao Racismo – 21 de março e Mostra Cultural Afrobrasileira do Gama em celebração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, contando com a participação da comunidade e escolas, com o intuito de integrar e sensibilizar a comunidade a respeito da luta contra a segregação racial e social, e o racismo, por meio de palestras, shows musicais, exposições artísticas e teatros

Serviço:
Projeto Madeb/Fac “Africanidade nas escolas”
Na sexta (12/04), o projeto lança sua etapa 2019 no CEF 15 do Gama

Oficinas:
· Turbante e maquiagem – Agatha Mikaely

· Rap – Neemias MC

· Samba – Erasmo

· Breakdance – Grupo Cultural Azulim

· Dança contemporânea – Grupo Cultural Azulim

· Capoeira – Contramestre Biliu e Grupo Candeias

Documentários:

· Brasil DNA África

· Cores e Botas

· Parece comigo

· O Teu Cabelo Não Nega

· Vista minha pele

· Representatividade na cultura pop

Rap – Neemias MC. Foto/Divulgação
Turbante e maquiagem – Agatha Mikaely. Foto/Divulgação
Projeto Madeb/Fac. Banner/Divulgação

Informações: (61) 61 9408-2505

Assessoria de Imprensa
Marcos Linhares – (61) 99905-5905

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile