DestaqueEducaçãoNotícias

Prouni 2021 divulga primeira lista de selecionados nesta terça (19)

Pré-aprovados têm até o dia 27/01 para confirmar informações e garantir a vaga

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) vai divulgar a lista com os nomes dos aprovados na primeira chamada nesta terça-feira, dia 19, no portal do Prouni. Quem for selecionado vai ter até 27 de janeiro de 2021 para comprovar as informações prestadas na inscrição e garantir a vaga que é destinada para matrículas ainda no primeiro semestre desse ano.

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares a partir de notas mais recentes dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como os resultados do Enem 2020 só serão divulgados em março, a seleção do Prouni 2021.1 adotou as notas do Enem 2019.

A seleção possui duas chamadas regulares, sendo a primeira logo após o encerramento das inscrições e os candidatos selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar as documentações necessárias para realizar a matrícula.

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não realizaram a matrícula no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou que desistiram da vaga. O número de vagas ofertadas na segunda chamada é menor, justamente porque são as que não foram preenchidas no processo da primeira chamada.

Critérios

Apenas estudantes dentro dos critérios estabelecidos pelo Prouni podem concorrer a uma vaga pelo programa. Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:

– ter cursado o ensino médio completo na rede pública;

– ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;

– ter alguma deficiência;

– ser professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Pelo Prouni o estudante consegue bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades: bolsa integral, para renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsa parcial, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.

 

Cronograma do Prouni

Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021.

Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro de 2021.

Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.

Interesse em participar da lista de espera: 18 e 19 de fevereiro de 2021.

Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile