Oportunidade para novos talentos
O projeto já passou por Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia e Paranoá. Os artistas das regiões administrativas não perderam tempo e aproveitaram a oportunidade para gravarem suas músicas. … Cem pessoas participaram das gravações, sendo que 61 destes eram grupos regionais. “Não é sempre que estes jovens encontram uma oportunidade de gravarem em uma ilha de edição com equipamentos e instrumentos de qualidade. E o melhor: gratuitamente”, considera o coordenador de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Coppir) da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh), Victor Nunes.
O coordenador explica que muitos artistas e grupos utilizam a música, por meio de diferentes estilos musicais, para expor a realidade à qual pertencem. “As pessoas associam ao rap, por exemplo, a ideia de uma música com críticas à sociedade, ao sistema. Mas é possível notar também este viés em outros ritmos, como o funk”, avalia Victor Nunes.
Sertanejo, axé e MPB foram alguns dos outros ritmos que tomaram as ilhas de gravações. Aos sábados, quando a Caravana da Juventude Negra encerra as atividades na região onde está, os grupos são convidados a se apresentarem no palco montado na própria carreta. “No mesmo espaço, oferecemos qualificação profissional e diversão para os moradores da cidade e região”, enfatiza o coordenador.
Bandas e demais artistas que desejarem gravar suas músicas podem participar das atividades da Caravana da Juventude Negra em São Sebastião quanto nas demais cidades que o projeto ainda irá percorrer. Não é necessário prévio agendamento.
Programação especial – Uma parceria entre a Semidh e o e do Entorno levará neste sábado, no encerramento das atividades em São Sebastião, artistas do FestNegra, evento que promove a cultura afrobrasileira como forma de combater o racismo. Planaltina, Estrutural e Itapoã também receberão o evento. Os shows começam às 18 horas.
Caravana da Juventude Negra
De 3 a 8 de agosto de 2015
Das 8 às 21 horas
Estacionamento da Feira Permanente, próximo à Administração Regional e ao Restaurante Comunitário Gratuito
Fonte: Caravana da Juventude Negra – 05/08/2015 – – 21:04:03