DestaqueMeio Ambiente e SustentabilidadeNotícias

Reaproveitando o lixo: 5 dicas fantásticas de como aproveitar o reciclável e o orgânico

Não é segredo que a produção de resíduos está crescendo e provoca o sobrecarregando dos aterros, criação de lixões a céu aberto, acúmulo de resíduos em florestas e oceanos e outros diversos prejuízos ao ambiente. Sabendo disso, é preciso posicionar-se para solucionar ou pelo menos diminuir o problema.

O reaproveitamento dos resíduos é uma forma de ajudar na diminuição da poluição do ambiente. Ele é uma forma de aumentar o tempo de utilização do resíduo e atribuir novas funções à ele. Consequentemente, o tempo para que ocorra o descarte é prolongado, diminuindo o número de resíduos dispostos no ambiente.

Pensando assim, foram separadas 5 formas incríveis para reaproveitar os resíduos produzidos em casa:

1- Composteira

Composteiras são sistemas de digestão de resíduos orgânicos. Para a confecção é necessária a utilização de apenas 3 recipientes, sendo que o tamanho e o formato podem ser escolhidos por quem vai confeccioná-la. Esse sistema é formado e mantido pela mistura de resíduos orgânicos com restos de comida e serragem (ou folhas secas).

Dessa forma, ao aderir essa composição, a composteira fica inodora e produzirá um adubo poderoso, o chorume. Este líquido também não apresenta cheiro e é extremamente nutritivo. Ele pode ser utilizado para a adubação do solo e até mesmo a criação e manutenção de hortas.

Para saber mais acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8xjViuCM1Ds

1.1- Horta Vertical

Ao ter a composteira, o que não falta é a produção de um forte adubo para o solo que permite o desenvolvimento de várias plantas. Mesmo que não a tenha, é super fácil transformar garrafas PET em um canteiro verticalizado. Basta alinhá-las, plantar as sementes do que desejar e regá-las regularmente.

Esse mesmo sistema permite que todas as garrafas tenham a terra úmida no nível certo pois o excesso é drenado para o plantio subsequente, portanto, otimiza a utilização de água e também a distribuição de nutrientes.

A Horta Vertical é uma forma deliciosa e divertida de manter a sua própria horta, além de ocupar menos espaço, já que é necessária apenas uma parede disponível!

Para saber mais acesse: https://www.youtube.com/watch?v=d_siieYxkxI

3- Vidros organizadores

O vidro é um material com alta vida útil no meio ambiente mas também é um material que pode ter diversas funções quando o assunto é criatividade e pode ser utilizado diversas vezes.

Garrafas de vidro podem ser transformados em copos, castiçais, vasos decoradores e derivados. Ao utilizar essas aplicações, além de melhorar a decoração do ambiente esteticamente, aumenta-se o tempo que levaria ao descarte desse material na natureza, que é de centenas de anos.

Aqui estão algumas ideias: https://www.youtube.com/watch?v=beygzWc2HBw

4- Embalagens plásticas

O plástico é um dos resíduos mais produzidos em todo o planeta, demorando cerca de 200 anos para a sua decomposição. Um dos motivos para a produção em massa é a flexibilidade do material para a confecção de diversas embalagens.

Exatamente por esse motivo, a atribuição de novas funções a este material é mais fácil. Um pacote de salgadinho pode virar um estojo, uma garrafa PET pode virar um vaso ou até mesmo um brinquedo.

Aqui estão algumas ideias: https://www.youtube.com/watch?v=mtKIuY1sNjU

5-  Roupas velhas

As roupas também podem ser consideradas um resíduo. Embora tenha um uso mais extenso, nem sempre elas vão para a doação ou são reaproveitadas ou reutilizadas. Além disso, é possível poupar bastante dinheiro com a sua reutilização.  

Uma camisa pode ser transformada em uma saia, uma camiseta em um biquíni improvisado e uma legging em uma blusa ou até mesmo um macaquinho!

Aqui estão algumas ideias: https://www.youtube.com/watch?v=WKctcYkUkeg

Estas dicas são apenas algumas das que podem ser aplicadas a produção de resíduos, outras tantas estão disponíveis pela internet, basta buscar e se surpreender com a criatividade de seus praticantes! E lembre-se, a ideia é diminuir ao máximo o aporte de resíduos descartados,  faça a sua parte para contribuir com a saúde do meio ambiente criando ou replicando boas ideias.

Apoio: Rede Credenciada Amil

Tags

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Artigos relacionados

Sair da versão mobile