Reinauguração do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (COSE) Gama Sul


Foto do Cose do Setor Sul

Hoje sexta-feira (19), às 14h, acontecerá a reabertura do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (COSE) Gama Sul. A unidade funcionou até 20 de outubro de 2012, prestando atendimento para crianças, adolescentes e idosos. No entanto, em decorrência das precárias condições de estrutura física, em função do seu tempo de construção, o atendimento nesta Unidade foi desativado e transferido para o COSE Gama Leste, tendo sido disponibilizado ônibus fixo para o transporte dos usuários moradores da região sul do Gama até a unidade do Setor Leste. Com a mudança, uma parcela significativa da população usuária ficou insatisfeita, principalmente no ciclo destinado ao atendimento dos idosos. A unidade tornou-se palco de inúmeras denúncias e protestos alegando que o fechamento desse serviço social se deu sem qualquer consulta ou satisfação à população.

Foram realizadas reformas na estrutura da unidade, necessárias para a conservação do espaço e segurança dos usuários. A revitalização de equipamento público existente no Setor Sul do Gama, reafirma o compromisso desta Secretaria em ampliar o atendimento à população. E, assim, a unidade será reaberta na próxima sexta-feira (19).

O Serviço

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço realizado em grupos geracionais e intergeracionais (6 a 14 anos, 15 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos e idosos com idade igual ou superior a 60 anos) a fim de complementar o trabalho social com as famílias atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e prevenir a ocorrência de situações de risco e vulnerabilidade social. O SCFV é, portanto, parte integrante do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), principal serviço do Cras.

Vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os COSEs são espaços para crianças, adolescentes e idosos, onde são realizadas oficinas de artes, dinamização, esporte e lazer, meio ambiente, informática, entre outras.

O objetivo é incentivar, por meio de oficinas e da convivência diária, o respeito às diferenças, a colaboração com o próximo, o autoconhecimento, a autoconfiança, o exercício da cidadania, além do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Com base nessas premissas, inicialmente, a unidade do Gama Sul atenderá a uma parcela significativa da população do território, iniciando com um atendimento a dois coletivos, totalizando 150 socioeducandos, sendo:

– 1 grupo do ciclo de 06 a 14 anos;

– 2 grupos do ciclo de Idosos;

Considerando o reordenamento das ações e demandas institucionais da Sedhs e o compromisso assumido pelo  Secretário de Desenvolvimento Social e Humano, Marcos Pacco, no que se refere as metas de gestão:

1) Melhorar o atendimento ao usuário;

2) Promover a autonomia do usuário; emancipar; não somente oferecer o trabalho, mas a oportunidade de acesso ao lazer, à saúde, à cultura, à educação.

O COSE Gama Sul localiza-se no endereço: Entrequadra 05/11 Área Especial – Setor Sul – Gama (em frente ao quartel da Força Nacional).

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social – 19/6/2015


Leia mais: 
Caixões de Agnelo são descarregados no Cose do Gama