Remoção de Paciente com TCE Grave – Brasília/DF

0

Acionamento da Equipe Aeromédica da Base PRF/SAMU – Brasília/DF, para realizar uma remoção interhospitalar do Hospital Regional do Gama para o Hospital de Base do Distrito Federal.

No Hospital Regional do Gama – HRG, R.S.O, sexo masculino, aproximadamente 25 anos, sofreu queda de motocicleta vindo a colidir em viga de proteção rodoviária.

O Paciente foi inicialmente encaminhado pela equipe básica de atendimento pré-hospitalar do SAMU ao HRG, onde foi atendido pelo serviço de cirurgia geral, vindo a ser prontamente entubado devido a depressão respiratória. Durante avaliação cirurgica, foram detectadas diversas fraturas em crânio e face, o que motivou a realização de tomografia de crânio.

Após a realização de tomografia , comprovada a existência da lesões cranianas, foi solicitado ao SAMU-DF a transferência do paciente para avaliação neurológica  no Hospital de Base do Distrito Federal, oportunidade em que o serviço aeromédico foi acionado. A equipe aeromédica deslocou-se ao HRG, local em que se procedeu a avaliação do paciente, que naquele momento apresentava as seguintes condições clinicas:

Sinais vitais: FC: 100 bpm, FR: 15 por min., PA: 105×61, Glicemia: 90 mg/ml, sat O2: 90%

Ectoscopia: Paciente com acesso periférico bilateral,  com lesão em crânio, sangrante, apresentando sinais de fratura em face e boca.

Sistema cardiovascular, abdome e extremidade sem alterações.

Sistema respiatório: Paciente entubado, sem auxilio de sedação, respirando com auxilio de ventilação mecânica, em volume corrente de 520 ml, FIO2 de 100%, PEEP: 7.0 e frequência respiratória de 15 incursões por minuto.

Sistema nervoso: Paciente com nível de consciência rebaixada, glasgow 5, sem sedação.

Verificada a posibilidade hemodinâmica de transporte, a vítima foi embarcada na Unidade de Suporte Avançado – Helicóptero Bell 407 e removida sem intercorrências ao Hospital de Base do Distrito Federal para complementação de terapeutica do caso.

Relato Médico: Dr. José Ricardo Fonseca – CRM 16225 e Enfermeira Josilene A. Freitas Lima COREN/DF 62402.

Fonte: Equipe Aeromédica da Base PRF/SAMU – Brasília/DF.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA