fbpx
23 de junho de 2021

Retrospectiva 2012: Investimentos em infraestrutura, urbanização, esporte e cultura proporcionam qualidade de vida aos moradores do Gama

O Expresso DF vai trazer mais conforto e rapidez com os novos ônibus mais rápidos e modernos. O novo sistema de transportes contará com dois terminais, 15 estações de embarque e 15 passarelas ao longo de 35 km de faixa exclusiva interligando o Gama e a Santa Maria ao Plano Piloto. A entrega da obra está prevista para junho de 2013 e a expectativa é atender 250 mil habitantes.

INFRAESTRUTURA E URBANISMO

O Governo do Distrito Federal trabalha para trazer mais obras que beneficiem a população como a construção do estacionamento da Feira Permanente, que além de facilitar o acesso, desenvolve o comércio local e a geração de emprego e renda.

Para agilizar os serviços de tapa buracos e amenizar os transtornos causados por tantos buracos na cidade, uma emenda parlamentar de R$ 500mil foi destinada ao Gama para a contratação da Empresa Trier. Em três meses, mais de 1.336 buracos foram tapados, com a utilização de 226 toneladas de massa asfáltica. Além deste, outras obras e serviços também foram realizados neste ano: construção da rede de drenagem pluvial na Quadra 12 do Setor Leste; instalação da rede de água potável no Residencial Mansões Paraíso; substituição da Clarabóia do Shopping Popular e pintura da estrutura metálica; reforma nas instalações de quatro banheiros da Feira Permanente; e recuperação de 42km estradas rurais no Núcleo Rural Casa Grande.

E tem mais obras previstas para o ano de 2013:

Reforma de duas quadras poliesportivas na EQ. 04/06 do Setor Leste e Q. 08 do Setor Sul;
Construção de cinco estacionamentos;
Construção de um campo de grama sintética no Parque Urbano e Vivencial Norte;
Construção de praça com um Ponto de Encontro Comunitário na Quadra 06 do Setor Sul;
Construção de calçadas;
Iluminação pública.

SAÚDE

As instalações da rede pública de saúde também melhoraram. No Hospital Regional do Gama (HRG) foram instalados 30 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 neonatais. Os dois elevadores do hospital foram substituídos para proporcionar mais mobilidade e rapidez no atendimento.

PROJETOS

Administração Mais Perto de Você

No segundo semestre deste ano a Administração Regional do Gama iniciou o projeto “Administração Mais Perto de Você”. O objetivo é levar a Administração Regional para mais perto da comunidade para ouvir as reivindicações da população e ainda revitalizar e deixar as quadras da cidade mais bonitas com serviços básicos como limpeza, desentupimento de boca de lobo, pintura de meio fio, entre outros. A ação já atendeu duas quadras e para ano que vem o intuito é atender pelo menos duas quadras por mês.

Formalização de pequenos empreendedores

Os trabalhadores individuais que estavam em situação irregular tiveram a oportunidade de legalizar os negócios de forma mais simples e em condições favoráveis. Ao formalizar o negócio, o empreendedor terá acesso à cobertura da Previdência Social, linhas de crédito voltadas para a atividade, possibilidade de participar de cursos de qualificação profissional, aposentadoria por idade, concessão do alvará de funcionamento, entre outros benefícios.

Artesão Mostre sua Cara

Foram disponibilizados 15 boxes que estavam desativados no Shopping Popular do Gama para o projeto Artesão Mostre sua Cara. O intuito é expor os trabalhos dos artesãos, buscar a valorização do espaço e ainda promover a geração de emprego e renda.

ESPORTES E LAZER

Mais espaços para prática de esportes e lazer com qualidade estão em construção. O Gama recebeu 21,5 km de ciclovia que compreende todos os setores da cidade. A obra foi divida em duas etapas, a primeira, com 10 km, já está asfaltada e só falta acabamento. A Segunda possui 11,5 km e está na fase de terraplanagem. O projeto visa atender 160 mi habitantes.

Dez Pontos de Encontro Comunitário (PECs) foram instalados na cidade. Dentre estes, um PEC é misto, com aparelhos adaptados para atender também as pessoas portadoras de deficiência física. A PEC mista fica na Q. 04 do Setor Sul.
 
O Campo de Futebol da Quadra 50 do Setor Leste ganhou novos bancos, revitalização do gramado e a Quadra de Esportes da entrequadra 14/18, que estava em reforma, já está em fase de acabamento.

CULTURA

Grandes projetos culturais marcaram o ano de 2012. Em 18 de maio foi realizado, em parceria com a Regional de Ensino, Voar Teatro de Bonecos, CRAS, CREAS e Conselhos Tutelares, a Campanha contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contou com teatro, música, cortejo artístico e bonecos gigantes. Segundo dados do Conselho Tutelar, as denúncias aumentaram sensivelmente após a ação.

A 5ª edição da Pedalada Contra a Pedofilia, realizada em 7 de julho, mobilizou os moradores da cidade, com a participação das companhias teatro de bonecos Bagagem, Voar e Titeritar, roda de capoeira e a Banda Sinfônica da PM. O evento também registrou a retomada do Cine Itapuã, que estava abandonado há anos. Por causa de alguns empecilhos jurídicos o espaço não pertencia ao GDF. Agora tudo já foi resolvido e foi criada uma comissão composta por servidores da Administração do Gama e do Conselho de Cultura para estudar um projeto de reforma e revitalização do cine.
 
De 20 a 22 de setembro, o Festival da Canção Estudantil, realizado em parceria com a Regional de Ensino, promoveu a integração dos alunos da rede de ensino público e privado em uma festa que reuniu centenas de crianças, alunos, pais e professores. O Gama foi a primeira cidade a desenvolver este tipo de projeto.

E para celebrar os 52 anos do Gama, nos dias 12 e 13 de outubro, foi realizada a Feira de Amostras e Artes do Gama (FAAGAMA). A festa teve a presença de mais de 30 mil pessoas no Estacionamento do Estádio Bezerrão. Com o destaque voltado para o tema “Gama 52 Anos: Em defesa da Criança e do Adolescente”, o evento trouxe para discussão assuntos como pedofilia, trabalho infantil, maus tratos e exploração sexual. Entre as atrações, desfile cívico, teatro, brinquedos infláveis, sorteios, exposições e shows com artistas locais. Para abrilhantar mais a festa, Nando Reis e a banda Os Infernais e Seu Jorge.

E para finalizar as atividades culturais do ano. Em 21 de novembro, a II Mostra Cultural Afro Brasileira do Gama – MADEB apresentou exposições de artes e trabalhos pedagógicos dos alunos da rede pública de ensino, alusivos ao mês da consciência negra. Paralelamente, músicos da cidade abrilhantaram o evento junto com Dhi Ribeiro e Renata Jambeiro.

Fonte: Gama RA II Administração Regional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial