Retrospectiva 2012: projetos culturais que marcaram o ano

0

A Administração Regional do Gama, por meio da Diretoria Social, realizou diversas atividades culturais, todas com a preocupação em buscar a valorização dos artistas da cidade. Com este intuito, a principal atitude adotada foi a profissionalização e o incentivo a formalização dos artistas como Micro Empreendedores. Para facilitar e agilizar este processo foi disponibilizado um computador na Gerência de Cultura para que os artistas pudessem se cadastrar. Além disto, como forma de tornar transparente a contratação dos artistas para as atividades culturais promovidas pela Regional foram publicados editais de chamamento público, para assegurar a participação de todos no processo. Todos os projetos tiveram apoio da Secretaria de Estado de Cultura, que auxiliou na contratação de artistas e estrutura.

A profissionalização dos artistas é baseada na Lei 8.666/1993, que exige que o Estado só contrate artistas mediante a comprovação de profissionalismo, com registros na Ordem dos Músicos (OMB), no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC) ou na Delegacia Regional de Trabalho (DRT), e consagração por meio de recorte de jornais de críticas especializadas referentes aos trabalhos dos artistas e bandas.

Ainda na busca de valorização dos trabalhadores da cidade, foi idealizada uma campanha de profissionalização dos artesãos, em conjunto com os grupos organizados de artesãos e a Secretaria do Trabalho. No dia 13 de setembro, foi feito um mutirão na Administração do Gama para emissão de carteiras profissionais. Mais de 40 artesãos estão profissionalizados nas mais diversas áreas de artesanato.

Para o Gerente de Cultura da Administração do Gama, Manoel Messias, a maioria dos projetos culturais deste ano tiveram a participação de alunos e professores das escolas da cidade e da sociedade civil, fato que contribuiu para o entendimento de que é preciso continuar na linha de projetos educativos e que promovam a igualdade entre os povos. “Para o ano de 2013 vamos manter o posicionamento de trabalhar pelo desenvolvimento do senso crítico e do crescimento do indivíduo em defesa da coletividade. Vamos continuar na busca da valorização dos artistas da nossa cidade, norteados pelo novo caminho, com base na transparência, responsabilidade e principalmente, honestidade”, declarou.

Conheça os projetos e atividades culturais executados no ano de 2012:

Intinerarte: o projeto visa disseminar e incentivar a cultura levando a arte para as escolas, comunidades carentes, feiras, entre outros. Este ano foram realizadas cinco edições do projeto: no Centro de Ensino Especial, na Associação de Proteção às Crianças Carentes, na Feira Permanente, no Presídio Feminino e na Toca do Ari.

Campanha contra a exploração de criança e adolescente: realizada no dia 18 de maio em parceria com a Coordenação Regional de Ensino (CRE), Voar Teatro de Bonecos, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS), COSE e Conselhos Tutelares, a campanha contou com atividades de conscientização nas escolas por meio de palestras, apresentações de teatro, música, cortejo artístico e bonecos gigantes. Segundo os Conselhos Tutelares, após a campanha as denúncias aumentarem sensivelmente.

5ª Edição da Pedalada Contra a Pedofilia: o projeto aconteceu no dia 7 de julho e mobilizou os moradores da cidade. Entre as atividades, teatro de bonecos com as companhias Bagagem, Voar e Titeritar, roda de capoeira e a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar. O evento também registrou a retomada do Cine Itapuã, que estava abandonado há anos. Por causa de alguns empecilhos jurídicos o espaço não pertencia ao Governo do Distrito Federal. Agora tudo já foi resolvido. Foi criada uma comissão composta por servidores da Administração do Gama e do Conselho de Cultura para estudar um projeto de reforma e revitalização do espaço.



1º Seminário de Cultura do Gama:
por orientação da Secretaria de Cultura foi organizado o primeiro Seminário de Cultura na cidade que discutiu a construção de mais espaços culturais e revitalização dos já existentes e definição das atividades previstas para o ano que vem.

Festival da Canção Estudantil: em parceria com a CRE, o festival realizado de 20 a 22 de setembro, promoveu a integração dos alunos da rede de ensino público e privado em uma festa com a presença de mais de mil crianças, alunos, pais e professores. O Gama foi a primeira regional a desenvolver este tipo de projeto.

Feira de Amostras e Artes do Gama (Faagama): neste ano as comemorações de 52 anos do Gama contaram com muitas novidades. O antigo nome da festa, conhecido por tantos gamenses, foi restaurado. A Faagama, realizada nos dias 12 e 13 de outubro, reuniu mais de 30 mil pessoas no Estacionamento do Estádio Bezerrão. Com o destaque voltado para o tema “Gama 52 Anos: Em defesa da Criança e do Adolescente”, o evento trouxe para discussão assuntos como pedofilia, trabalho infantil, maus tratos e exploração sexual. Entre as atrações, desfile cívico, teatro, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, sorteios, exposições e artistas locais. E para abrilhantar mais a festa, show com Nando Reis e a banda Os Infernais na sexta-feira e Seu Jorge no sábado. Ainda dentro das comemorações do aniversário da cidade, no domingo (14/10), teve a Gamadinha (corrida infantil) e a tradicional Corrida de Rua, na categoria adulta. Tudo gratuito!

II Mostra Cultural Afro Brasileira do Gama – MADEB: para finalizar as atividades culturais do ano, em 21 de novembro, foi realizada a mostra que apresentou exposições de artes e trabalhos pedagógicos dos alunos da rede pública de ensino, alusivos ao mês da consciência negra. Paralelamente, os músicos da cidade animaram o evento junto com Dhi Ribeiro e Renata Jambeiro. A mostra foi executada junto com o Movimento Afro Descendente de Brasília e a CRE. Segundo os organizadores do evento da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, entre as atividades realizadas no Distrito Federal neste tema, o Gama foi o que teve o melhor desenvolvimento.

Projeto “O Artesão Mostra sua Cara”: em conjunto com a Coordenadoria das Cidades, foram disponibilizados 15 boxes que estavam desativados no Shopping Popular do Gama para os artesãos da cidade. O intuito do projeto é expor os produtos dos artesãos, buscar a valorização do espaço e ainda promover a geração de emprego e renda.

Tem muito mais! Veja agenda cultural prevista para 2013:

– Expoesia;

– Concurso e Amostra de Curtas (Metragem Estudantil);

– Oficina e Mostra de Teatro;

– Concurso de Pintura;

– 2 edição do Festival da Canção Estudantil;

– Festa de aniversário do Gama – Faagama (Feira de Amostras e Artes do Gama);

– 3 edição da Mostra Afro Brasileira;

– Feira de Rua de Artesanato;

– Itinerarte.

Fonte: Site da Administração do GAMA

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA