Política

Rollemberg apresenta projeto que estabelece eleição para administradores regionais

De acordo com a proposta, as eleições para as administrações devem ser realizadas conjuntamente com a eleição de presidente, governador, deputados federais e distritais.

POR BRUNO LIMA / CB.PODER – FOTO: AGÊNCIA BRASÍLIA – 19/02/2018 – 06:40:28

Depois de vetar um projeto de lei aprovado pelos deputados distritais que previa eleições diretas para a escolha de administradores regionais, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) enviou para a Câmara Legislativa do DF na tarde desta segunda-feira (19) um texto com novas regras para a seleção. Caso seja aprovado, o texto só passará a valer nas eleições de 2022.

De acordo com a proposta, as eleições para as administrações devem ser realizadas conjuntamente com a eleição de presidente, governador, deputados federais e distritais. Para o socialista, isso vai evitar despesas para o governo de Brasília. “A previsão é de que os candidatos cumpram os mesmos pré-requisitos da legislação eleitoral, inclusive ser ficha limpa”, explicou Rollemberg.

O texto também prevê a criação de conselhos comunitários que irão fiscalizar as administrações.

O texto vetado no início do mês era de autoria do deputado Chico Vigilante (PT) e estabelecia que os administradores seriam escolhidos pelo governador a partir de uma lista tríplice, formada pelos três candidatos mais votados de cada região.

Para justificar o veto, Rollemberg argumentou que a medida não criava, de fato, uma eleição direta e que a proposta deveria ser elaborada pelo Executivo local e não pelo Legislativo.

As eleições diretas para as administrações é uma das promessas de Rollemberg durante a campanha ao Buriti, em 2014. Atualmente, o governador tem a autonomia para escolher os chefes das administrações. Geralmente, as nomeações são feitas a partir de indicações de parlamentares ou partidos em troca de apoio na Câmara Legislativa.

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: