Destaque (Slide Show)Eleições 2018NotíciasPolítica

Rollemberg troca Leany Lemos por Leila do Vôlei na corrida ao Senado

Na reta final para definir as chapas majoritárias do DF, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) – candidato à reeleição – anunciou, na tarde desta sexta-feira (3/8), uma mudança estratégica. No lugar da ex-secretária de Planejamento Leany Lemos, tida até então como preferida na disputa ao Senado Federal pela legenda, entra a ex-jogadora de vôlei Leila Barros.

A confirmação, segundo Rollemberg, não afasta de vez as negociações com o PDT. Segundo ele, as tratativas continuam. Mas, em vez de uma vaga na disputa majoritária – no caso, o Senado –, os pedetistas entrariam na proporcional. Nesse cenário, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), poderia concorrer a deputado federal, aposta o governador.

VINÍCIUS SANTA ROSA / METRÓPOLES

Pessoas ligadas ao governador afirmam que a mudança se deu pela popularidade da ex-atleta e, ainda, pela experiência adquirida no comando da Secretaria de Esportes. Leila possui espólio eleitoral e teria mais chance de angariar votos. “Sou uma pessoa de desafios, não fujo deles. Hoje eu vivo uma missão. Lealdade, comprometimento, trabalho faz parte daquilo que acreditam na excelência. Isso vem do trabalho. E isso eu vivi nesse governo”, declarou a ex- secretária de Esporte e Turismo do governo de Rollemberg.

“Aprendi muito com essas mulheres no governo. Essas duas mulheres farão um mandato feminino, trabalharão juntas. É um reconhecimento sobre a importância de se avançar no papel das mulheres na sociedade”, afirmou Rollemberg. Animado com a candidatura feminina, o governador anunciou ainda que em uma eventual nova gestão garantirá 50% dos cargos a mulheres.

Sobre o “rebaixamento”, Leany disse que aprendeu muito com a agora candidata ao Senado. “A Leila me representa. Estive em todo lugar e ouvi das pessoas que sentem falta de mulheres na política. Não é possível que a cada 10 deputados, uma seja mulher. Fico muito confortável em defender nossa candidatura “, afirmou a ex – secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com a mudança, a chapa encabeçada pelo socialista passa a ter a seguinte configuração: Eduardo Brandão (PV) como vice, Chico Leite (Rede) e Leila para o Senado. Antes de ser anunciada, a ex-secretária de Esporte chegou a descartar concorrer ao novo cargo. Nessa composição, Leany passaria a ser primeira suplente da cadeira da ex-jogadora.

O anúncio das candidaturas foi realizado no diretório regional do PSB, na Asa Norte. Participaram da reunião, na tarde desta sexta-feira, governador Rodrigo Rollemberg, Leany Lemos, o presidente do partido, Tiago Coelho, a deputada distrital Luzia de Paula, o candidato a vice na chapa, Eduardo Brandão e a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, que concorrerá a uma cadeira da Câmara dos Deputados.

Metrópoles – 03/08/2018 17:03 , ATUALIZADO EM 03/08/2018 18:38

Tags

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: