Notícias

‘Saudade eterna’, trânsito ruim, ‘céu que salva’; famosos falam de Brasília

Jogador Kaká e cantora Ellen Oléria criticam trânsito e desigualdade social. Oswaldo Montenegro tem irmã na cidade, que faz 53 anos neste domingo.

KakaSob a proteção dos padroeiros, Nossa Senhora Aparecida e o italiano Dom Bosco, Brasília não ostenta apenas o orgulho de ser o primeiro lugar do país a se conscientizar sobre a importância de parar para pedestres. A cidade também marcou a história de grandes ídolos, como o zagueiro Lúcio, o corredor Felipe Nasr, o ator Murilo Rosa e a cantora Zélia Duncan.

Um deles, o meio-campista Kaká, nasceu no Gama, região administrativa do Distrito Federal, em 1982. Ele atualmente defende o Real Madrid e diz que o que mais gosta de fazer quando está na cidade é rever parentes e amigos, ir a bons restaurantes e curtir o Lago Paranoá.

Para o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2007 e embaixador da ONU para o Programa Alimentar Mundial, nem tudo, no entanto, é perfeito em Brasília. “O trânsito piorou muito [nos últimos anos], se tornando quase insuportável. Isso é uma coisa que não gosto e não sinto falta”, afirma.

Vencedora do The Voice Brasil, Ellen Oléria compartilha da opinião do jogador sobre o trânsito. E, para ela, a má-distribuição de renda e a desigualdade social também são pontos negativos da capital do país. “A gente chega numas quebradas aqui de dar dó, escola de lata. Esse pedaço desumano nosso acho bem agressivo”, afirma.

Confirmada como uma das atrações da festa de 53 anos de Brasília, Ellen se apresenta em um palco montado na Esplanada dos Ministérios no dia 20 de abril. A cantora cresceu no Chaparral, região entre Taguatinga e Ceilândia, e atualmente mora na Asa Norte. Ela diz adorar a cidade.

“Gosto muito de morar aqui, principalmente quando tenho a possibilidade de parar e olhar o céu. Falei do trânsito, que eu não gosto, [o céu] é o que dá uma salvada. Até ficar no engarrafamento aqui é melhor do que ficar no engarrafamento em outros lugares, porque aqui, com essa abertura fantástica desse horizonte, a gente até tem um passatempo, né?”, brinca.

 Tendo como local preferido de Brasília o Café Antiquário, no Pontão do Lago Sul, o cantor carioca Oswaldo Montenegro adotou a capital do país como terra do coração e inspiração depois de se mudar para cá, na adolescência. Entre as homenagens estão as músicas “Prá Longe do Paranoá”, “Coisas de Brasília” e “Leo e Bia”, além do espetáculo “Veja Você, Brasília”, de 1982.

OswaldoFoi na capital do país que o cantor conheceu parceiros como José Alexandre, Mongol e Madalena Salles. “[Na cidade] fiz grandes amizades que conservo até hoje. Além disso, Nana, minha irmã, mora em Brasília. Somos muito ligados. Resumindo, é uma saudade eterna”, afirma.

 Acostumado a correr nas pistas, o piloto da GP2 Felipe Nasr diz não gostar dos congestionamentos nas ruas da capital. Ele afirma que sente falta da família e dos amigos que moram em Brasília e que aprecia muito a cidade. “Em Brasília tem muita coisa pra gostar. Da arquitetura, do autódromo, dos espaços, do céu. Do Lago Paranoá, por exemplo, um belo lugar para passar o dia, pescar, fazer wake surf, encontrar um bom lugar para comer açaí. Enfim, pra viver a vida.”

 

O baixista Luís Maurício, da banda de reagge Natiruts, de Brasília, disse que não sai de Brasília. “Durante um tempo aluguei um apartamento em São Paulo, mas sou muito ligado à Brasília e à qualidade de vida aqui no DF. Gosto de estar a 15 minutos de distância de qualquer lugar, de não ter trânsito, gosto da tranquilidade, é seguro. Gosto do cerrado, da natureza, das cachoeiras.”

 O músico aponta o Parque da Cidade como um dos locais que mais gosta na cidade. “A música também está muito presente no dia a dia, gosto do futebol na casa dos amigos, que são amigos da vida inteira, desde o colégio”, disse.

 Como pontos negativos, ele destaca a violência e o crescimento acelerado da capital. “Não gosto do que aconteceu recentemente, do crescimento desordenado, da violência, sequestro-relâmpago, homicídios no centro da cidade.”

Fonte: G1 DF

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar