Secretaria de Cultura realiza diálogo com a comunidade

Encontros entre Secretaria de Cultura e comunidade começarão por Planaltina, Varjão e Gama

A Secretaria de Cultura  do DF promove a partir de 11 de maio, encontros com 29 regiões administrativas, com objetivo de ouvir a comunidade local sobre o Plano de Cultura do Distrito Federal, além de suas expectativas para o cenário cultural de cada cidade.

Até 15 de julho, serão realizados pelo menos dois encontros semanais e itinerantes. O ciclo terá início em Planaltina, no Ginásio de Múltiplas Funções, na Avenida Uberdam Cardoso, Setor Administrativo de Planaltina. Em seguida, chega às comunidades do Varjão e Lago Norte. O encontro será na Casa da Cultura do Varjão, na Quadra 2, conjunto D, lote 2. Outra cidade que recebe o encontro da Secretaria é o Gama, cuja ação será realizada na segunda-feira (18), no Centro Cultural Galpãozinho, Setor Central do Gama, (próximo a Rodoviária). Todos os encontros estão previstos para ocorrer entre 18h30 e 21h30.

Os diálogos servirão para que a comunidade contribua com a construção do Plano de Cultura do Distrito Federal. Enquanto ele definirá as linhas prioritárias de ação para a arte e cultura do DF nos próximos 10 anos, o Sistema de Cultura do DF estabelecerá as reponsabilidades de sua execução.  Juntos, os dois documentos comporão a lei Geral da Cultura do Distrito Federal. “Para repensarmos a nossa política cultural, é preciso um ambiente participativo e transparente”, afirmou o secretário de Cultura, Guilherme Reis.

Cada encontro será dividido em cinco momentos: a recepção seguirá o formato de um jogo lúdico, dinâmico e participativo. Em seguida, haverá uma exposição sobre a proposta do Plano de Cultura a ser validada e um esclarecimento sobre a necessidade de transformar as deliberações em lei. Todos os participantes poderão opinar livremente durante a quarta etapa. No momento final, todos se dividirão em grupos de trabalho para tratar de diferentes eixos temáticos e sugerir ações referentes a eles.

Após a consulta, o Plano e o Sistema de Cultura do DF seguirão para a aprovação da Câmara Legislativa, no início de 2016. A proposta é que as diretrizes estejam previstas em lei que garanta o financiamento, desenvolvimento e sustentabilidade das ações culturais em todo o Distrito Federal. Os Diálogos Culturais fazem parte de um esforço de transparência de gestão e participação social por parte da Secretaria de Cultura junto à comunidade cultural e a todos os cidadãos do DF.


Diálogos Culturais – Consultas Públicas:

Planaltina (11/05)
Varjão (13/05)
Gama (18/05)
Sobradinho II/ Fercal (20/05)
Brazlândia (25/05)
Ceilândia (27/05)
Samambaia (01/06)
Recanto das Emas e Riacho Fundo II (08/06)
Santa Maria (10/06)
São Sebastião (15/06)
Paranoá e Itapuã (17/06)
Sobradinho (22/06)
Guará /SIA (23/06)
Estrutural (25/06)
Núcleo Pioneiro/Núcleo Bandeirante/ Candangolândia/ Park Way (29/06)
Riacho Fundo I (01/07)
Taguatinga (06/07)
Águas Claras (07/07)
Vicente Pires (08/07)
Cruzeiro/Sudoeste/ Octogonal (13/07)
Plano Piloto, Lago Sul, Jardim Botânico/ Lago Norte (15/07)

SERVIÇO:

Diálogos Culturais – Consultas Públicas
A partir de 18h30.
Grátis.

Planaltina (11 de maio)
Ginásio de Múltiplas Funções. Avenida Uberdam Cardoso, Setor Administrativo de Planaltina.
Varjão (13 de maio)
Casa da Cultura do Varjão. Quadra 2, conjunto D, lote 2
Gama (18 de maio)
Centro Cultural Galpãozinho, Setor Central do Gama

Fonte: DF Agora – 07/05/2015