Modernização do sistema de trânsito do DF

O GDF estará substituindo as lâmpadas dos semáforospor modelos de LED nos próximos 10 meses.
Um termo de cooperação entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) possibilitará a compra de 7.042 novas lâmpadas.
O documento foi assinado nesta sexta-feira (11), na sede do DER, com a presença do governador em exercício, Tadeu Filippelli.
Além disso, os principais cruzamentos receberão 60 no-breaks. Os aparelhos funcionam como baterias, que mantêm os sinais ligados na falta de energia elétrica.
“A instalação desses equipamentos faz parte de uma atualização tecnológica do sistema de trânsito e de mobilidade urbana do DF. Isso significa mais segurança e conforto para a população, com baixo consumo de energia e economia para o governo”, destacou Tadeu Filippelli.
Os no-breaks funcionam por, no mínimo, 90 minutos – tempo suficiente para a chegada dos agentes de trânsito.
Já as lâmpadas de LED vão ajudar na redução de até 80% do consumo de energia. De acordo com o diretor presidente da CEB, Rubem Fonseca, a economia será de 1432 MWh por ano, o equivalente ao gasto da Candangolândia em um mês.
“Além de aliviar a sobrecarga no sistema, elas aumentam a eficiência no fornecimento e contribuem para a sustentabilidade ambiental”, afirmou.
Viaturas – Durante o evento, também foi realizada a entrega de 50 viaturas para o Detran e 30 para o DER (25 carros e cinco blazers).
Os veículos serão utilizados em operações de fiscalização de trânsito. “Nos últimos dias, temos visto vários exemplos, em todo o país, das más condições de fiscalização do trânsito.
A entrega de viaturas, assim como a modernização dos semáforos, deixa clara a opção que este governo fez: a do compromisso com a vida”,ressaltou o governador em exercício.
Participaram da cerimônia de assinatura do termo de cooperação o secretário de Transporte, José Walter Vazquez; o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Nilson Martorelli, e o diretor-geral adjunto do Detran, Rômulo de Castro, entre outras autoridades.
Fonte: Folha verde online