TJDF manda CEB indenizar posto de gasolina por corte de energia
Bombas de combustíveis ficaram cerca de dois dias sem funcionar. CEB afirmou que problema foi corrigido e que não houve danos ao posto.
O Tribunal de Justiça condenou a CEB a pagar R$ 17 mil por danos materiais a um posto de gasolina no Gama, no Distrito Federal, pelo corte de energia no estabelecimento em agosto de 2010.
De acordo com a Estação de Combustíveis West, o estabelecimento ficou sem energia por volta de 9h, retornando três horas depois com oscilações, o que impossibilitou o abastecimento dos veículos.
No dia seguinte, por volta de 7h30, o fornecimento de energia elétrica foi totalmente interrompido, deixando o estabelecimento comercial inativo e às escuras por todo o período de funcionamento. Na manhã seguinte a CEB compareceu ao local e substituiu uma peça da central do poste localizado em frente ao posto.
Na defesa, a CEB afirmou que a interrupção na energia elétrica e a oscilação no fornecimento foram provocadas por um problema técnico em um transformador que atende a região do Gama.
Segundo a companhia, não houve descaso ou omissão porque desde o início do problema a empresa buscou corrigi-lo. A companhia informou que as oscilações foram necessárias para que o defeito técnico fosse identificado.
Para a concessionária, os danos materiais do posto de gasolina não foram comprovados, uma vez que os documentos usados no processo são da própria empresa. A CEB também contestou que a interrupção no fornecimento de energia tenha afetado a imagem do posto ou diminuído a clientela.
A Juíza de Direito da 3ª Vara da Fazenda Pública afirmou na sentença que os danos à empresa foram causadas pela falha na prestação de serviço pela CEB, pois o fornecimento de energia se deu de forma descontínua e irregular.
A magistrada disse ainda que ficou comprovado que as bombas de combustíveis não poderiam funcionar sem energia, o que prejudicou o atendimento de suas atividades.
Fonte: G1 DF