fbpx
30 de julho de 2021

Turistas trocam agências pela internet na hora de planejar a viagem

De acordo com o estudo, um em cada três usuários da Internet visita sites de viagem, três vezes mais do que em 2009. Só em julho deste ano, 16,5 milhões de brasileiros acessaram páginas nacionais desse tipo. Do total de acessos, 32% são oriundos do Estado de São Paulo.

Segundo uma empresa de venda de pacotes e hospedagens pela Internet, só no ano passado foram embarcadas 3,6 milhões de pessoas, quase a população do Uruguai. Uma das agências on-line mais importantes do país não revela estimativas, mas afirma que o balanço deste ano deve acompanhar o aquecimento do setor e fechar em alta em relação a 2011.

Um outro estudo da Braspag, empresa que atua em plataformas de pagamento para o comércio eletrônico, indicou que o turismo on-line deve movimentar neste ano R$ 13 bilhões no Brasil, incluindo a venda de pacotes, passagens e serviços relacionados. O levantamento ainda projeta uma alta de 20% para o setor em relação ao ano passado.

Os jovens ainda são os que mais se sentem à vontade na hora de fechar uma viagem pela internet. Dados da comScore indicam que 50,4% dos visitantes de sites de turismo têm entre 15 e 34 anos.

Apesar de executivos afirmarem que há um esfacelamento do modelo tradicional de vendas de pacotes de viagens – mesmo não havendo dados oficiais sobre aumento no fechamento de operadoras e agências no país -, uma pesquisa da consultoria americana PhocusWright estima que, no Brasil, as agências virtuais correspondam a 10% das vendas de viagem de lazer. O restante desse valor ainda está nas mãos das agências e operadoras.

A força que a Internet ganhou no setor nos últimos anos, porém, está longe de conseguir substituir por completo as tradicionais agências e operadoras, – segundo pesquisa essas empresas que vendem pacotes de viagem pela internet também são campeãs na lista de reclamações no Procon. Por isso, antes de comprar qualquer pacote ou viagem, certifique-se de estar comprando em uma empresa idônea, cobrando sempre seus direitos e guardes seus comprovantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial