Vestibular de 2014/2 da UnB oferece 4.212 vagas

img
A Universidade de Brasília (UnB) divulgou as regras do Vestibular de 2014 da Instituição, que irá prover vagas em cursos de graduação presenciais no segundo semestre do ano. A seleção oferece 4.212 vagas em 97 cursos, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. Do total, 2.903 oportunidades são destinadas ao Sistema Universal, 237 ao Sistema de Cotas para Negros e 1.072 para o Sistema de Cotas para Escolas Públicas.

NOVIDADES – No único Vestibular de 2014, a Universidade alterou a quantidade de vagas que são reservadas para o Sistema de Cotas para Negros para 5% do total, após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). “A Universidade está ampliando as possibilidades do estudante negro de ter acesso à educação pública, destinando vagas além do que é previsto em lei federal e mantendo sua própria política afirmativa de inclusão”. Os candidatos que optarem por concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros deverão, no momento do registro, assinar um termo se autodeclarando negro de cor preta ou parda.

INSCRIÇÕES – O período para se inscrever no Vestibular começa em 24 de abril e vai até 5 de maio, somente pelo site www.cespe.unb.br. As taxas são R$ 120,00 para candidatos e R$ 90,00 para treineiros. Os treineiros são os alunos que não concluíram o ensino médio, mas desejam testar conhecimentos participando das provas. Eles terão acesso a um espelho de desempenho individual, com escore bruto, mas os resultados obtidos não poderão ser usados para ingressar na Universidade.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, o CespeUnB disponibilizará computadores para realizar a inscrição nos quatro campi da UnB, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto sábado, domingo e feriado).

ISENÇÃO – O benefício é oferecido em três situações. Para alunos que estiverem cursando o terceiro semestre do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos nas escolas da rede pública do Distrito Federal (DF), a taxa será subsidiada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Também estarão isentos do pagamento candidatos hipossuficientes, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007.

Além disso, está assegurada a isenção da taxa para o candidato que comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O período para solicitar isenção de taxa, em quaisquer das situações, é o mesmo das inscrições.

AVALIAÇÕES – As provas de conhecimentos estão previstas para serem aplicadas nos dias 7 e 8 de junho, divididas em três partes. No primeiro dia, as partes um e dois compreendem conhecimentos de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais, Música), Filosofia e Sociologia. No mesmo dia, haverá, ainda, a prova de redação em Língua Portuguesa. No segundo dia, na parte três, os candidatos deverão responder questões sobre Biologia, Física, Química e Matemática. As provas terão início às 13h e duração de 5 horas, em ambos os dias.

O Vestibular será realizado nas seguintes cidades: Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

Outras informações no site www.cespe.unb.br ou na Central de Atendimento ao Candidato do CespeUnB, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h – Campus Darcy Ribeiro, Sede do CespeUnB – pelo telefone (61) 3448 0100.

Fonte: Seja bixo

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios