Prainha em debate na Audiência Pública da CLDF no Gama

Nunca antes o meio ambiente foi palco de tantos debates

Na ultima quarta-feira (25), no Centro de Ensino Especial 01 do Gama, aconteceu a Audiência Pública para debater a revitalização do Parque Prainha. Para os próximos dias está previsto a realização do primeiro seminário de meio ambiente na cidade.

A seção do Legislativo para a audiência promovida pelo mandato do deputado Rodrigo Delmasso, no Centro de Ensino número um do Gama, teve a mesa composta por personalidades da cidade. Entre elas o Coordenador Regional de Ensino do Gama, professor Fernando Freire, que também responde pelo programa de educação ambiental que está sendo criado pelo Grupo de Trabalho Prainha – GTP, além da administradora da cidade, professora Maria Antônia, o administrador de Santa Maria, Neri do Brasil, que fez parte da mesa por ser responsável administrativamente por parte da bacia que compõe o córrego Crispim e o Alagado, e o representante do GTP, ambientalista precursor na criação de diversos movimentos em defesa do meio ambiente da cidade o Sr. José Garcia o Dedé.
A sessão do Legislativo foi aberta com as apresentações de praxe. Delmasso abriu a sessão se desculpando com o GTP pelo fato de a audiência pública proposta por ele obstruir a proposta do GTP de, em primeiro lugar, realizar o seminário e só depois a audiência pública, que na compreensão do grupo deveria vir em segundo lugar por uma questão lógica. Primeiro se debate, se esclarece, esse é o papel do seminário. Depois, em audiência, estabelece o que foi debatido. Delmasso justificou a ação alegando questão de agenda e propôs ouvir a comunidade em suas reivindicações. Em seu pronunciamento inicial Dedé foi enfático: “Não podemos mais tratar a questão ambiental como se os recursos naturais fossem infinitos, isso já faz parte do passado. O uso do solo tem de ser revisto com vigor e celeridade. Essa audiência tem de tratar não apenas da questão Prainha, mas de toda a temática que envolve a bacia que compõe a região. E não pode ser restrita a questão hídrica uma vez que o aumento populacional trouxe novas demandas. O Meio ambiente começa no meio da gente, diria TT Catalão, Ressalta. O homem é o causador do caos, por tanto deve ser responsabilizado. Os resíduos gerados por nós não são de responsabilidade apenas do poder público. Cabe ao Legislativo criar regras que normatizem o gerenciamento e ao Executivo gerenciar. Enfatiza o ambientalista. Isso tudo deve fazer parte do debatido durante o seminário. A proposta do GTP acompanha o pensamento sustentável. E não estamos inventando a roda, já está tudo escrito no programa de educação ABCerrado”.

A audiência foi marcada pela participação enfática da comunidade.
O Advogado Juan Riticeli, da ONG Gama Verde, deixou claro sua indignação com o poder público pelo descaso com um patrimônio da magnitude da do Parque Prainha. A professora Flavia, lembrou os tempos em que esteve à frente da reserva trabalhando a educação ambiental e qual era a importância desse trabalho junto aos professores e estudantes. A professora ainda reclama do fato de que em todas as regiões ditas nobres do DF, os parques são tratados de outra maneira. Qual o motivo para que o Parque mais antigo da cidade seja tratado com tanto descaso? Indaga. Em todas as participações a defesa para que o córrego do Alagado, que corta a reserva e foi no passado fonte de vida, seja despoluído e volte à condição de balneário. Nas várias participações, a memória do Parque é o que mais se destaca, Muitas histórias emocionantes são contadas. A comunidade do Gama gosta do Parque.
O Professor Enoque que faz coro a tantos casos, lembra que quando Dedé andava em um Jeep, falando sobre meio ambiente, era taxado de louco. Mas hoje nós reconhecemos que ele estava certo, diz o Mestre. Porém a advertência mais rigorosa vem da zona rural. A secretária-executiva do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Gama, Dona Cleusa, uma chacareira que sempre esteve à frente do debate ambiental, adverte: “Mas de nada adiantará tudo isso se não cuidarmos da bacia que abastece a reserva. É na cabeceira que está o cerrado de que precisamos cuidar”. 

Mesmo durante a audiência, o deputado Delmasso já tomou diversas providências, fez anotações e criou incumbências a seus assessores, deu ordens para que enviassem ofícios e convocassem reuniões com outros lastros do GDF, a exemplo da Secretaria de Planejamento pedindo reuniões urgentes para alocar recursos para manutenção do Parque e preservação das espécies ameaçadas. Ao IBRAM, órgão fiscalizador representado na mesa pelo Senhor, Generoso foi solicitado mais eficiência na fiscalização, ao SLU, foi  pedido a limpeza do Parque. Nesse quesito o administrador de Santa Maria colocou seu aparato a disposição para uma ação conjunta.

Além dos documentos enviados, o deputado Delmasso abrirá uma ação de fiscalização para verificar denúncias trazidas pela comunidade. Segundo pessoas ligadas a questão e frequentadores do local, a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) seria a principal responsável pela contaminação do balneário.

Israel Carvalho do portal de noticias Gama cidadão, aproveitou a oportunidade  para solicitar ao parlamentar que averigue os encaminhamentos feitos por duas outras audiências realizadas sobre o mesmo assunto por outros parlamentares,uma vez que os resultados ainda não foram constatados pela comunidade e de audiência em audiência, recursos públicos vem sendo aventados e nunca chegam ao destinatário. Segundo Israel, é o caso de uma audiência promovida pela então deputada, Eliana Pedrosa, e outra pelo também então deputado Joe Valle.

Para os próximos dias está previsto o primeiro seminário de meio ambiente a ser realizado no campus do IFB, para o qual os organizadores solicitam o apoio de todos os envolvidos principalmente a comunidade.

 

Galeria de fotos. Clique aqui!

Da Redação do portal Gama Cidadão, com adaptação  

Leia mais: APM do Parque Ecológico da Ponte Alta do Gama ameaçada pelo desmatamento.

Related Posts

Parlamentares se reúnem com Quebradeiras de Coco do Maranhão para discutir participação na COP30

No fim da tarde desta quarta-feira (28), o Plenário 13 da Câmara recebeu parlamentares da bancada do Maranhão e representantes das Quebradeiras de Coco Babaçu, além de lideranças agroindígenas e…

Ler mais
Continuar lendo
SLU, Sema e Centcoop assinam convênio para fortalecer a reciclagem no DF

Nesta segunda-feira (4), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e a Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop) assinaram…

Ler mais
Continuar lendo

Deixe um comentário

Pra você

Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

Marinha oferece atendimento médico gratuito no Parque da Cidade com hospital de campanha

Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

Copa Bem Amigos movimenta o futebol de base no Gama e revela talentos da periferia

Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados

Com protagonismo do Gama, movimento nacional dos agentes de trânsito chega à Câmara dos Deputados

Parlamentares se reúnem com Quebradeiras de Coco do Maranhão para discutir participação na COP30

Parlamentares se reúnem com Quebradeiras de Coco do Maranhão para discutir participação na COP30

Comissão debate educação indígena, quilombola e do campo em escolas públicas brasileiras

Comissão debate educação indígena, quilombola e do campo em escolas públicas brasileiras

Gesner Teixeira transforma educação com arte, ética e protagonismo juvenil

Gesner Teixeira transforma educação com arte, ética e protagonismo juvenil
Sair da versão mobile