Mobilidade Urbana Acessível

Autonomia Libertária

O nosso viver, no nosso caminhar viver, nos leva a caminhos/estrada. Qual o símbolo de liberdade supera a liberdade de uma estrada? O caminhar, o “ir” e o “vir”, a liberdade. O libertário viver com razão. AUTONOMIA LIBERTÁRIA O BASTIÃO

Na cidade do Gama, já de há muito vejo a necessidade de uma libertária vida sociocultural/política administrativa. Por quê? Porque não somos constituídos no contexto urbanístico Brasília, e sim uma cidade na sua periferia sul. Que se assistida periodicamente por uma equipe de planejamento urbano, e com uma acessória especial – mobilidade urbana com acessibilidade – seriamos mais autonomamente uma urbe. Centralizar serviços básicos é o mesmo que interferir na sua alma. Arquitetura e urbanismo é um dos segmentos básicos globalizador artístico/cultural envolvendo hábitos e costumes, com as necessidades específicas quanto ao Genius Loci –“espírito do lugar” – um espírito com cinquenta e cinco anos (se é que espírito tem idade). Portanto, ao meu ver, não somos endereços e números estatísticos somente. Me pronuncio externando o sentimento de um arquiteto e urbanista com os direitos periféricos – de decidindo o seu invento criativo sendo analisado no local do ser edificado – sendo culturalmente violados. Violado por um governo que se elege empunhando a bandeira da esperança libertária – eleição para Administrador Regional –. Uma administração com uma autonomia obediente, e não ao meu ver uma somente Administração ouvidoria…! Com seus habitantes desesperançosos com esse modelo – não sabemos cidadanicamente o que somos…! Porque o Gama é uma cidade nas suas setorizações urbanísticas – mobilidade acessível – inacessível? Ao meu ver, por culpa do Estado/Governo…! Conforme o uso e a ocupação do solo público…! Quando provedor de projetos de arquitetura e urbanismo e consultores quanto ao lindeiro, o limite de suas atividades residencial/comercial – o limítrofe –. São apresentados projetos, no meu ponto de vista, de má qualidade projetual, contribuindo no decorrer do fazer construtivo, da ação antrópica, em resultados empíricos. Quanto a consultoria e ou a feitura de projetos, com relação ao lindeiro, o limítrofe, os resultados até o presente contrariam a plena mobilidade acessível. Antevejo melhores resultados urbanísticos em relação a isso na cidade. É a minha esperança…! Quanto a fiscalização…! Ao meu ver, deve executar o papel fiscalizatório-orientativo quanto às necessidades de gente. Mobilidade acessível é necessidade de gente. Por tanto, licenciar com alvará de funcionamento comércios e ou atividades afins contrariando as normas – NBR9050 – é papel fiscalizatório-orientativo ou é uma ação antrópica irresponsável? Explicitar projetos de mobilidade acessível feitos pelo Estado/Governo – conforme o existencializado: Após o iniciar da calçada – uma ilha – o finalizar sem a chegada. Técnicos competentes são. Portanto, são erros deliberados ou é a capacitação? Vejamos: ciclovia, não ciclovia; praças, não praças; estacionamentos, não estacionamentos; vias de rolamento, não vias de rolamento – Avenida JK –. O que de fato ela está sendo: uma pista de rolamento, uma avenida ou um tortuoso cominho propenso a prováveis e possíveis acidentes? E o Estado/Governo a quem me direciono. Vai se calar? E a Câmara Legislativa, não é a legítima casa representativa das necessidades de povo? Povo gente, portadores ou não de necessidades especiais.

Gama-DF, 08 de abril de 2015
Ariomar arquiteto candango

Na década de 2000 – quarenta e três anos da cidade do Gama – o então Deputado Federal, José Roberto Arruda, num pronunciamento público, me chama de: o Bastião do Gama

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