Brasília-DF: Mostra reúne 11 obras de pintor com síndrome de Down no DF

‘Entre Telas e Tintas’ está na Urban Arts, na 115 Sul, até 8 de agosto

 

O espaço Urban Arts, na 115 Sul, no Distrito Federal, recebe até 8 de agosto a exposição “Entre Telas e Tintas”, que reúne 11 obras abstratas do artista brasiliense Lúcio Piantino, de 20 anos. O jovem tem síndrome de down e atua profissionalmente na área há sete anos.

No ano passado, ele foi convidado a expor os quadros dele na Itália e se tornou reconhecido internacionalmente. O artista conta que usa a música como inspiração para pintar as telas…

“Primeiro, quando eu vou pintar, eu ouço as músicas. Na hora que eu vou ouvir minhas músicas me dá muitas emoções”, diz.

O talento do jovem foi descoberto no começo da adolescência, quando os pais, também artistas, deram a primeira tela para ele.

“A gente sempre teve esse momento da pintura em casa, desde pequenininho, né, mas com 12 anos, ele sofreu preconceito na escola. A gente teve que tirar ele da escola, e eu levei ele para o ateliê e comecei a dar tela e tinta para ele, e comecei a achar que o que ele fazia era muito bom”, disse a mãe do pintor, Lurdinha Donezy.

O dono da galeria afirmou que o portfólio de Piantino chamou a atenção. “Ele tem um trabalho primoroso, e a gente fez questão que ele fosse um dos primeiros a expor aqui na galeria”, declarou Henrique Coutinho.

Fonte: Portal G1 DF – 17/07/2015 – – 09:20:23