fbpx
25 de julho de 2021

Brasília ganha mais um monumento

Ao completar 52 anos, Brasília ganhou um novo ponto turístico: a maior flor do cerrado foi um presente. Conhecida assim, a Torre Digital, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi entregue aos moradores do DF com muita festa. Localizada no ponto mais alto da cidade, em Sobradinho, ela representa um avanço na comunicação. Ela irá garantir a transmissão do sinal digital das emissoras de TV em atividade para todo o DF.

A torre possui 120 metros de altura e foi construída em concreto armado. Possui, ainda, mais 50 metros de armação metálica em seu topo, onde ficará a antena de transmissão digital. A novidade do projeto é que ela poderá atender a todas as emissoras. “A antena está posicionada a 370 metros acima do nível do Lago Paranoá, onde será transmitido o sinal às regiões mais remotas do DF”, explica Marcelo Galimbert, engenheiro da Novacap.

Na estrutura, duas cúpulas em formato de pétalas são abertas ao público para visitação. Na primeira, a 60 metros de altura, foi projetada uma sala de exposições. Já a segunda, a 80 metros, abrigará um espaço gastronômico. “Lá é possível ter uma vista total da cidade. É o ponto mais alto de Brasília”, declarou o arquiteto Jair Valera, do escritório de Oscar Niemeyer, que participou da execução do projeto.

No térreo, o visitante encontra duas salas de exposições, banheiros e a administração. A visitação está aberta ao público somente nos fins de semana e feriados, das 9h às 17h. Para chegar ao topo foram instalados três elevadores com capacidade para 12 pessoas e a visitação dura, em média, 20 minutos. Após a visita, o público sai maravilhado com a beleza do monumento: “É uma obra deslumbrante. Estou impressionado com a arquitetura e com a rapidez que as coisas evoluem aqui”, disse o advogado Alaor Silveira. A dona de casa, Érika Kubo, complementa: “A vista panorâmica é surpreendente e o design é muito interessante”, elogia.

FONTE: DF dia a dia

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial