Destaque (Slide Show)Eu Você & PetsMeio Ambiente e a SustentabilidadeNotícias

“Campanha Vira amigo” foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente

A campanha foi lançada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque de Águas Claras. eja um apoiador: compartilhe nas suas redes sociais o material

No Distrito Federal, a destinação de cães e gatos abandonados e vítimas de maus-tratos é um problema que precisa ser encarado e tratado em rede: Estado, sociedade e organizações não-governamentais. A questão mais latente é conseguir um abrigo para esses animais, já que o DF não dispõe de canis públicos e as instituições que recebem esses animais estão trabalhando no limite da sua capacidade.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), após reunir-se com representantes de instituições públicas do DF e da sociedade civil, lançou a campanha Vira amigo para sensibilizar a população brasiliense. Em 2018, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreendeu 272 animais domésticos: 250 cães, 20 gatos e 2 equinos. Até abril de 2019, foram resgatados 172 animais.

O nome da campanha é um trocadilho com a ausência de raça da maioria dos animais que aguardam adoção. Todas as imagens utilizadas são de bichinhos resgatados e que esperam por um lar. As peças serão veiculadas nas redes sociais do MPDFT e podem ser baixadas e reproduzidas. Adote essa ideia, curta e compartilhe!

A ONG Associação Protetora dos Animais Flora e Fauna no Gama foi uma das instituições contempladas com esse recursos. Lá, eles conseguiram melhorar boa parte da estrutura com a ajuda dessas medidas.

“Ficou mais acelerado esse processo dessa infraestrutura, a gente cada vez melhorando, quando entraram os recursos das medidas alternativas. Nós estamos tentando murar o abrigo. A parte dos fundos todinha nós já conseguimos com a medida alternativa. As pavimentações que existem é tudo fruto dessas medidas alternativas”, explica Orcilene Arruda, fundadora da ONG Flora e Fauna.

Orcilene Arruda, dona da ONG Associação Protetora dos Animais Flora e Fauna.

Apesar da ajuda dos órgãos competentes e da população os abrigos estão operando acima de sua capacidade. Uma das maiores dificuldades que eles enfrentam, é encontrar famílias para os animais pretos, idosos ou com alguma deficiência.

Cartilha e site

A cartilha Adoção responsável de cães e gatos – cuidados e informações” foi reeditada para a campanha. O material foi cedido ao MPDFT pelo projeto Adoção São Francisco. A publicação traz informações básicas para quem está pensando em adotar um animal. Confira aqui a cartilha. Um site com informações sobre adoção também está disponível para consulta em www.mpdft.mp.br/site/defesanimal.

MPDFT Explica sobre adoção 

MPDFT no ar: maus-tratos animais

Informou MPDFT – 07/06/2019 com adaptações

Tags

Artigos relacionados

Fechar