Centro Social virou depósito de caixão no Setor Sul do Gama

Enquanto o governo pretende construir uma creche em uma área de lazer

Localizado entre as quadras 5/11 do Setor Sul do Gama, o COSE encontra-se fechado e em completo sinal de abandono. São mais 400 pessoas, entre idosos e crianças, que estão tendo o atendimento sócio educativo prejudicado. A situação compromete a realização de oficinas para crianças e ginástica para 3ª Idade. O local está fechado a mais de 1 ano.

Em 2012 população da cidade criou um movimento pelo não fechamento do COSE Gama Sul. No dia 06 de outubro do mesmo ano, eles fizeram uma manifestação no local que contou com cerca de 50 idosos, moradores e liderança. Tal ação tinha como objetivo reivindicar a volta do atendimento no mesmo prédio.

Resultado, o local deixou de funcionar e hoje está em completo estado de abandono. O mato e o lixo tomaram conta lugar. Objetos, mobília e maquinário estão tudo amontoados dentro e fora das salas. A situação é alarmante e o espaço, que poderia estar servindo a toda aquela região, fica as moscas, ratos, baratas e outros animais peçonhentos.

No momento, estão transportando crianças e idosos em condições incomodas para outro COSE, no setor leste. Os presentes dizem que o atendimento está prejudicado, causando muitos transtornos. O fechamento desse serviço social se deu sem qualquer consulta ou satisfação à comunidade.

Enquanto isso um projeto de transformação de uma área de lazer próxima a essa unidade do COSE em uma creche está revoltando toda a população. A área fica localizada entre o CEF 15 e o CEM 03. Atualmente utilizada como passagem das quadradas 11 e 05 do Setor Sul, tem sua destinação como área de lazer para a população. Tal conquista foi feita pelos moradores já a algum tempo, porém nada foi feito até o momento e a área segue, também, abandonada pelo governo. O local está com mato alto calçamento quebrado, falta de iluminação e segurança. A quadra poliesportiva presente no local encontra-se em péssimo estado de conservação. Não bastasse isso agora o GDF pretende mudar a destinação da área e construí ali uma creche.

Após denúncia dos moradores ao Gama Cidadão, o que acabou repercutindo na grande mídia do DF, sobre o descaso com aquela área foi que a população tomou conhecimento da creche. Depois de um intenso bate-boca entre um representante da Regional de Ensino do Gama José Antônio Gomes e alguns moradores presentes no local, foi que se tomou conhecimento da construção da creche naquele local. A população ficou furiosa com tal fato, pois o prédio do COSE, próximo daquela área, tendo total condições de se tornar uma creche, está abandonado e sem uso. Enquanto que a população daquela região não dispõe de uma área de lazer.

coseO mais grave nisso tudo é que a administração do Gama nada tem feito para mudar essa realidade. Enquanto o COSE do Setor Sul e essa área de lazer continuam abandonados, nada de concreto e feito e a população se vê incomodada pelos prejuízos causados. A equipe do Gama Cidadão vem buscando respostas sobre o assunto, mas até o momento as únicas coisas de que se tem certeza é que o governo pretende construir uma creche em uma área de lazer e a área do COSE no Gama Sul segue sem destinação definitiva.

Confira nossa galeria de fotos recentes do local. Clique aqui!

Da redação com participação de Lucas Lieggio.

Assista à reportagem da TV Brasília, Após denuncia recebida e confirmada pelo Gama Cidadão. Clique Aqui!

 

Assista à reportagem da TV Record (Balança Geral):

É o Gama Cidadão defendendo você…

DENUNCIE!!!

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios