Justiça mais próxima do cidadão


Programa garante assistência judiciária à população

Uma parceria entre o GDF e a Defensoria Pública do Distrito Federal lançou o programa “Defensoria na Comunidade”, que visa facilitar o acesso da população à Justiça. Nos mutirões, defensores públicos e assistentes sociais prestam orientação e assistência jurídica integral e gratuita à população.

Quem aprovou a iniciativa foi a comerciante Quezia Maria Martins de Siqueira. Ela precisava dar entrada em seu processo de divórcio e foi buscar informações sobre o serviço. “Eu não tenho dinheiro para contratar um advogado, então procurei o programa. Fui muito bem atendida e dei início ao processo aqui mesmo”, disse.

O programa atende tanto a questões judiciais, como administrativas. “A nossa van já visitou várias regiões do DF. Ano passado, atendemos 1,2 mil pessoas e fizemos 52 ações nas regiões durante a semana, sábados, domingos e feriados”, disse o coordenador do programa e também defensor público, Wagner Rios Filho.

A previsão é que até o final deste ano a van da “Defensoria na Comunidade” passe em todas as regiões. “Daremos preferência às localidades que ainda não possuem um Forum”, explica o coordenador.

Fonte: GDF Dia a Dia