Destaque (Slide Show)EducaçãoMeio Ambiente e a SustentabilidadeNotíciasNotícias do Gama

Comunidade Alagado da Suzana recebe projeto de educação ambiental

“Oficinas de educação ambiental: vivência, diálogo e ação na Microbacia do Córrego Crispim”

Na tarde deste domingo (09/06), os moradores da comunidade Alagado da Suzana no Gama recebeu o projeto de educação ambiental do Instituto Federal de Brasília – Campus Gama. Esta oficina é parte do projeto de educação ambiental e teve como objetivo promover o diálogo sobre questões ambientais relacionadas aos impactos ambientais frequentes em áreas de Cerrado e das nascentes, incentivando a construção de ciclo da cultura ambiental.

As atividades tiveram início no dia 26 de maio, com a participação de 29 pessoas. A proposta é realizar iniciativas em espaços não formais de educação, a partir de metodologia baseada na Educação Popular e Educação Biocêntrica. Ainda estão previstos três encontros, sendo duas oficinas a serem realizadas no Núcleo Rural Alagado da Suzana (Gama-DF) e uma visita de campo à nascente do Córrego Crispim. Além dos encontros previstos, os participantes serão estimulados a multiplicarem os saberes construídos durante o desenvolvimento do projeto. 

O projeto, aprovado pelo Edital nº 40/2018/PREX, busca desenvolver um olhar sensível para as questões relacionadas ao papel ecológico, conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, impactos ambientais frequentes em áreas de Cerrado (como o desmatamento, a expansão urbana e o fogo) e o uso sustentável dos recursos naturais, o resultado do projeto vai se transformado em livro.

Estiveram presentes cerca de 35 pessoas entre crianças e adultos, ambientalistas, estudantes além dos parceiros IFB Gama, ONG Gama Verde e Gama Cidadão.

“As atividades lúdicas com desenhos, apresentações e poesias ajudam na sensibilização e conscientização com meio ambiente”, disse a coordenadora do projeto, Êrika Cruvinel.

Coordenadora do projeto, Êrika Cruvinel / IFG Gama. Foto: Israel Carvalho 
Apresentação das crianças do Alagado da Suzana. Foto: Israel Carvalho
Apresentação da moradora. Foto: Israel Carvalho
Grupo de trabalho. Foto: Israel Carvalho
Grupo de trabalho. Foto: Israel Carvalho
Grupo de trabalho. Foto: Luciana Cristina
Apresentação da voluntária. Foto: Israel Carvalho
Grupo de trabalho. Foto: Israel Carvalho
Prefeita comunitária da Vila, Luciana Cristina. Foto: Israel Carvalho
Grupo de trabalho. Foto: Israel Carvalho

Programação: 

Mais fotos no Facebook:

Por Israel Carvalho
Da redação do Gama Cidadão

 

Tags

Artigos relacionados

Fechar