Destaque (Slide Show)Espaço CulturalEsporteEsporteMeio Ambiente e a SustentabilidadeNotíciasNotícias do GamaPolítica

Confira o balanço do primeiro mês da nova gestão da Administração Regional do Gama

Foram desempenhadas ações em vários segmentos em busca de melhorias para a cidade

No primeiro mês de Juliana Navarro à frente da Administração Regional do Gama, muitas foram as ações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida do cidadão gamense.  Neste mês, a administradora reuniu-se com representantes de vários segmentos da comunidade, conselhos e associações, como cultura, esporte, empresariado, saúde, feirantes, entre outros. “As reuniões foram realizadas com o objetivo de buscar o diálogo para atender as demandas da população por meio de parcerias”, explicou.

Ações de urgência de infraestrutura foram realizadas, dentro do programa SOS DF, do governador Ibaneis Rocha, em todos os setores da cidade e a população pôde ver de perto o trabalho da administração.

Durante o mês,  a equipe de obras esteve nas ruas para realizar vários reparos:roçagem, poda de árvores, remoção de lixo e entulhos, pintura de faixas de pedestres, tapa-buracos, desobstrução de bocas de lobo, entre outros.

“Conseguimos com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), equipamentos para que a Administração tenha uma equipe própria para ações de tapa-buracos, que nos ajudará a ter mais independência para atuar na cidade”, afirmou a administradora, Juliana Navarro.

Além disso, Juliana também buscou aproximação com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) de vários setores: saúde, segurança, mobiliário urbano e cidades, habitação, Serviço de Limpeza Urbana, Agência de Fiscalização, entre outros.

Servidores públicos do GDF

Saúde

Como parte dos trabalhos do primeiro mês de gestão, a administradora também promoveu o encontro do governador Ibaneis Rocha, com a diretoria do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC). “A intensificação da parceria entre a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), a UNICEPLAC e o Hospital Regional do Gama (HRG) deverá melhorar a destinação dos recursos para investimento no sistema de saúde da região”, afirmou Juliana.

Reunião do governador Ibaneis Rocha, e a administradora do Gama, Juliana Navarro com representantes da Faciplac, Fepecs e Uniceplac.

Ainda faz parte dos projetos de Juliana Navarro, a integração da comunidade em ações de tratamento de áreas públicas,  com descarte adequado do lixo, criação e conservação de jardins. Para tanto, a administradora visitou o jardim que fica na quadra 30 do Setor Oeste e é cuidado pela comunidade. Juliana conversou com Seu Formiga, que lidera os trabalhos. O encontro foi realizado a fim de conhecer casos de sucesso para implementação em mais pontos da cidade.

Sr. Formiga e a administradora Juliana em visita ao jardim que fica na quadra 30 do Setor Oeste

Esporte

As administrações, do Gama e do Estádio Bezerrão, atuaram, juntas, na realização de reparos no local para receber jogos do Campeonato Candangão 2019. O primeiro jogo do campeonato foi prestigiado pela administradora, Juliana Navarro, e pelo vice-governador do DF, Paco Britto.

A administradora, Juliana Navarro, e o vice-governador do DF, Paco Britto

Cultura

Em cumprimento a legislação vigente e obedecendo aos critérios da lista tríplice, a administradora do Gama, nomeou, na última quinta-feira (31), a nova Gerente de Cultura, Esporte e Lazer, Christiany Silva Oliveira. “Com a nomeação, nós trouxemos a representação do setor para dentro da administração”, afirmou Juliana, que já se reuniu com a nova gerente para tratar de projetos da área.

O presidente do Conselho Regional de Cultura, Israel Carvalho entrega documentos do desfecho da eleição da lista tríplice e currículo dos candidatos a vaga de gerente de cultura.

SOS DF

Neste mês, o SOS DF chegou ao Gama para realização de ações emergenciais. De acordo com o Coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção, da Administração Regional do Gama, Luccas Ximenes, os serviços começaram pelas áreas de maior circulação de moradores e pelas solicitações registradas na Ouvidoria, atendendo a demandas antigas de todos os setores da cidade.

Do início de janeiro até agora, foram utilizadas na operação tapa-buracos, 179 toneladas de massa asfáltica, material cedido pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e pela Administração. Cerca de 48 quilômetros de estradas rurais foram recuperados e, aproximadamente, 2 mil toneladas de entulhos e inservíveis foram retirados das ruas. Os serviços também chegaram ao Engenho das Lajes e DVO.

Estão presentes nas ações, em todo o DF, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Companhia Energética de Brasília (CEB), DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Faça a sua parte

Luccas também explicou como os moradores podem ajudar na promoção de melhorias. “Os principais desafios encontrados foram relacionados a remoção de entulho e inservíveis, uma vez que algumas pessoas insistem no descarte irregular desses materiais.  O Papa–Entulho é o espaço destinado ao recebimento de, até 1m³, de móveis velhos, restos de poda, recicláveis, entulhos e, até mesmo, o óleo de cozinha usado”.  A caçamba funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, no Núcleo de Limpeza, Setor Norte, ao lado do Detran.

Papa–Entulho

Por Débora Sampaio
Edição: Ingrid Borges
Fotos: Paulo Cabral e Punk
Informou a assessoria de comunicação social da Administração Regional do Gama

Tags

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar