Criada associação de carroceiros do Gama

img
Estatuto aprovado formaliza associação e traz mais diguinidade para profissionais

Carroceiros do Gama aprovaram nesta quinta-feira (23) o estatuto que cria a Associação dos Condutores de Veículo de Tração Animal (ASCONTRA/Gama). Entre os objetivos firmados, agora em papel, estão a eleição da diretoria, a busca por melhoras nas condições de trabalho e a luta pelo bem-estar da principal ferramenta de trabalho, os cavalos.

Para William Fonseca, filho e neto de carroceiros, a entidade de classe servirá para firmar um desejo antigo, o de formalizar a profissão. “Para todos nós, esta é a forma que tiramos o sustento das nossas famílias. A associação vai trazer mais diguinidade para quem trabalha montado na carroça e mais força para lutarmos pelos nossos direitos”, comentou.

O nascimento da entidade é uma ação encabeçada pela Administração Regional, que formulou o estatuto e, com a aprovação dos 27 condutores presentes, será registrado em cartório. “A Administração dará todo o suporte necessário para que a Associação passe a representar, de fato, os profissionais que atuam no Gama”, disse o chefe de gabinete Beltides Rocha.

Todas emplacadas

Desde setembro de 2012, os 63 carroceiros cadastrados pela Administração Regional recebem licença para atuar, carteira de habilitação e tiveram as carroças emplacadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN).

O cadastro e o emplacamento, além de cursos de formação para os trabalhadores, atendem às exigências do decreto nº 27.122/2006, que regulamenta o uso do Veículo de Tração Animal (VTA).

Desde a primeira etapa do programa, iniciada em 2011, mais de 600 condutores foram cadastrados em todo o Distrito Federal.

Cursos de formação

Ainda em setembro de 2012, durante três dias, eles participaram dos cursos de formação prestados pela Secretaria de Trabalho do DF. O Detran e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ministraram disciplinas de condução dos VTAs, Associativismo e Empreendedorismo Individual.

Informou ASCOM GAMA

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios