Eleições dos Conselhos Regionais de Cultura do Gama e Santa Maria

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF publica edital para a eleições dos Conselhos Regionais do DF

Estão abertas as inscrições para as eleições dos Conselhos Regionais de Cultura do Gama e Santa Maria. Se inscreva no chamamento público para a escolha dos Conselheiros Regionais de Cultura da sua cidade para o triêncio 2021/2024.

O processo de eleição será online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados.

Cronograma:

Inscrição de candidaturas: 17 julho a 17 de agosto de 2020;

Diligências e habilitação das candidaturas válidas:  17 de agosto a 31 de agosto de 2020;

Divulgação das candidaturas habilitadas: 01 à 04 de setembro de 2020 às 22h00;

Recebimento de recursos: 07 a 11 de setembro de 2020

Divulgação das candidaturas válidas: 14 a 18 de setembro de 2020;

Realização das eleições On Line: 21 de setembro a 02 de outubro de 2020;

Homologação do resultado das eleições: 05 a 12 de outubro de 2020;

Publicação DODF dos Eleitos 13 outubro a 13 de novembro de 2020;

Posse WEB/Presencial 16 de novembro a 08 de janeiro de 2021;

Acesse o edital

Acesse os formulários: Formulários WordFormulários em PDF

Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7LDTew-I-1cp_G1gTZzE3GEDUaooZQOhRreEYpESxLXzhxg/viewform

Dúvidas entre em contato por e-mail: conselhodecultura@cultura.df.gov.br

CARTA ABERTA

Brasília, 16 de julho de 2020

Assunto: Eleições 2020 dos Conselhos Regionais de Cultura do DF.

Aos interessados e integrantes do Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal:

O Conselho de Cultura do Distrito Federal vem a público informar que a partir do dia 17/07/2020, será lançado o regulamento da chamada pública para composição dos (as) representantes da sociedade civil nos Conselhos Regionais de Cultura do DF – triênio 2021/2024.

Os (as) candidatos (as) interessados (as) poderão se inscrever de 17 de julho a 17 de agosto de 2020. Reiteramos que todo o processo de eleição será online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados.

O Conselho de Cultura do Distrito Federal, por meio das parcerias e negociações realizadas junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, não tem medido esforços para garantir o funcionamento e existência política e social de uma das instâncias de participação mais importantes da sistemática do SAC/DF, os Conselhos Regionais de Cultura.

Entende-se que este tem sido um período difícil para o segmento cultural e para a continuidade de políticas públicas, em decorrência da necessidade de distanciamento e isolamento social impostos pela pandemia do coronavírus, e por isso, as escutas, diálogos e encontros passaram a ser virtuais, aumentaram de intensidade e frequência.

Chegou a hora de definir quem fala, delibera, defende e luta pela identidade cultural da sua região no Sistema de Arte e Cultura do DF em um formato inédito e de construção coletiva.

Todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal precisam ser envolvidas neste processo, e para tal, todos seremos multiplicadores de informação e sensibilizadores daqueles (as) que tem perfil e interesse em se candidatar a função de Conselheiro (a) Regional de Cultura.

É um momento para unirmos forças para que este processo chegue ao máximo de pessoas e comunidades, vamos juntos multiplicar o conhecimento de como eleger um (a) Conselheiro (a) Regional de Cultura, o que ele faz, quais são os benefícios e impactos em uma comunidade.

Contando com a compreensão de todos(as), os membros do Conselho de Cultura do DF reiteram o comprometimento com a realização das eleições 2020 de todos os Conselhos Regionais de Cultura com mandatos já vencidos.

Este é um processo que está sendo desenvolvido para atendimento às premissas de participação social no DF, princípios jurídicos e administrativos exigidos pela Lei Complementar nº 934/2017 e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Wellington Abreu

Presidente do Conselho de Cultura do DF

Mais informações estarão disponíveis no site da Secretaria de Cultura
http://www.cultura.df.gov.br/.