Agenda Cultural e ConvitesDestaque (Slide Show)Espaço CulturalNotícias

Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura e Entrega dos prêmios Cultura e Cidadania e Cultura Viva 2018

17, 18 e 19 de agosto de 2018, no Espaço Cultural Renato Russo

O Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal e RIDE é um marco de fortalecimento do protagonismo cultural das comunidades populares e tradicionais do Distrito Federal.

Esse momento se caracteriza como importante espaço para reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades e iniciativas que integram a Política Distrital Cultura Viva, e tem como ação prioritária os Pontos de Cultura.

Trata-se do reconhecimento, por parte do Estado, das manifestações culturais, organizadas nas comunidades urbanas e rurais segundo suas próprias dinâmicas. Os Pontos funcionam como locais de recepção, articulação e disseminação de iniciativas culturais, e não possuem um modelo único de atividades, nem de instalações físicas.

Durante a programação do evento, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de agosto de 2018, será disponibilizado espaço para a divulgação dos trabalhos realizados pelos Pontos de Cultura, além de apresentações artístico-culturais, rodas de conversa e grupos de trabalho. Na ocasião, ocorrerá, ainda, a entrega dos Prêmios do Fundo de Apoio à Cultura: FAC – Cultura e Cidadania e FAC Prêmios – Cultura Viva DF.

A programação formativa do Encontro visa a discussão da Lei dos Mestres e da política Cultura Viva, pertinentes à organização político-social dos Pontos de Cultura existentes no Distrito Federal.

LEI DOS MESTRES
O tema dessa roda de conversa é a elaboração da Política de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil, no âmbito do DF e Região do Entorno – RIDE. Tem como foco a valorização das Mestras e Mestres dos saberes e fazeres das culturas tradicionais, bem como de seus aprendizes e serão debatidos temas tais como: reconhecimento, titulação e cadastramento de Mestras, Mestres e de grupos; remuneração e inserção dos seus saberes e fazeres, bem como de seus processos próprios de transmissão de conhecimentos no contexto da educação formal; e estabelecimento de calendário para audiências e consultas públicas.

POLÍTICA DISTRITAL CULTURA VIVA
O tema dessa roda conversa é a Política Distrital Cultura Viva, instituída pela LOC. Essa Política, regulamentada recentemente pela Portaria SEC/DF nº 109/2018, tem por objetivo estimular e promover a produção, a difusão e a fruição de cultura, bem como o acesso aos direitos culturais dos agentes culturais de base comunitária, suas expressões artísticas e culturais e suas cadeias produtivas no campo da diversidade cultural do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. São alguns dos pontos fundamentais a serem debatidos: chancela; critérios para autodeclaração; prestação de contas simplificada; editais próprios; participação social; e estabelecimento de um cronograma para elaboração da Política Distrital Cultura Viva DF.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de agosto de 2018 (sexta)

u Teatro Galpão

19h –                                     Apresentações artísticas

19h30 –                Solenidade de entrega dos Prêmios FAC Cultura & Cidadania – Editais “Cultura HIP HOP”, “Equidade de gêneros na cultura”, “Arte Inclusiva”, “Acessibilidade Cultural” e “Cultura LGBTI”.

21h30 –                Apresentações artísticas

22h30 –                Encerramento

 

Dia 18 de agosto de 2018 (sábado)

t Sala Marco Antônio

08h30 –                Acolhimento do público com café da manhã (credenciamento)

09h30-12h30 –    Roda de conversa Lei de Mestres DF

12h30-14h30 –    Almoço servido aos participantes

14h30-17h –        Roda de conversa Cultura Viva DF

17h –                     Lanche servido aos participantes (encerramento do dia – atividades formativas)

 

u Teatro Galpão

18h –                                     Apresentações artísticas

                               Solenidade de entrega dos Prêmios FAC Cultura & Cidadania – Editais “Culturas afro-brasileiras”, “Culturas ciganas”, “Culturas indígenas”, “Culturas populares saberes e fazeres das culturas” (20 prêmios).

21h –                    Apresentações artísticas

22h30 –                Encerramento

 

Dia 19 de agosto de 2018 (domingo)

t Sala Marco Antônio

10h-12h –             Grupo de Trabalho Lei de Mestres DF

12h-14h –             Almoço servido aos participantes

14h-17h –             Grupo de Trabalho Cultura Viva DF

17h –                     Lanche servido aos participantes (encerramento do dia – atividades formativas)

 

u Teatro Galpão

18h –                     Acolhimento do público com serviço de coquetel volante

18h20 –                Roda de capoeira com Nzinga e Grito de Liberdade

19h –                     Solenidade de entrega dos Prêmios FAC Edital Cultura Viva

20h –                     Apresentação artística LUDOCRIARTE – Grupo Brincantantes

20h40 –                 (Continuação) Solenidade de entrega dos Prêmios FAC Edital Cultura Viva

22h –                     Encerramento do Encontro

Você já está no Mapa? Acesse a cartografia cultural do DF:
http://mapa.cultura.df.gov.br

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: