Eventos no DF: celebram Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo

Carreata, circo, cinema e contação de história adaptados reúnem famílias. Objetivo é sensibilizar a comunidade sobre o tema e promover a inclusão.

DO G1 DF – 02/04/2016 – 11:18:19

 

Sessões adaptadas de circo, cinema e contação de histórias são algumas das atrações previstas no Distrito Federal neste fim de semana para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste sábado (2). O objetivo das ações é sensibilizar a população a respeito do tema e promover a inclusão de pessoas portadoras da condição na sociedade.

Diretora do Movimento Orgulho Autista Brasil, Tatiana Lima diz que a celebração do dia é importante para conscientizar a sociedade. O filho dela, de 7 anos, tem autismo. “A gente quer chamar a atenção das pessoas e do poder público. Nós lutamos para aprimorar as políticas públicas para autistas e melhorar a qualidade de vida deles e das famílias”, diz.

Uma carreata de familiares e portadores de autismo está prevista para o Eixo Monumental na manhã deste sábado (2). Os carros se concentram na frente do Tribunal de Justiça do DF às 9h e começam o percurso às 9h15.

Os veículos vão descer pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional, dar a volta e subir até a Catedral Militar Rainha da Paz, retornando ao TJ por volta das 10h15.

Para identificar a manifestação, os organizadores vão contar com um carro de som, decorado com faixas sobre o autismo. O material de divulgação é azul, cor que é símbolo do autismo. Os participantes devem ir vestidos de azul. O evento é liderado pelo Moab e pelo Grupo Inclusão em Foco.

Uma sessão do Circo Real Português em Águas Claras será adaptada às pessoas com autismo no domingo (3), a partir das 16h. A iluminação será mais fraca e o som, mais baixo, para não incomodar as crianças. As famílias podem ficar à vontade para circular pelas arquibancadas e sair do circo, caso a pessoa com autismo se sinta desconfortável.

Os filmes “Frozen”, “Rio 2” e “Up – Altas aventuras” serão exibidos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em condições especiais para crianças com autismo neste fim de semana. O centro controla a lotação das salas, reduz o volume e mantém as luzes ligadas. As famílias também têm liberdade para entrar e sair do ambiente durante o filme.

“Rio 2” será exibido no sábado, às 16h30. No domingo, há sessões de “Up” às 10h30 e de “Frozen” às 16h30. A entrada é franca, mas deve ser reservada pela internet.

Histórias

Uma sessão de contação de histórias será adaptada ao público autista no Terraço Shopping no sábado, às 16h. Mãe de uma criança com autismo, Viviani Guimarães vai aproveitar a ocasião para lançar o livro “Simplesmente azul”, a respeito da convivência familiar.

As histórias que serão contadas no evento tratam temas como inclusão e preconceito. A linguagem será adaptada, e a narrativa também será transmitida em linguagem de sinais.

Tags

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios