Exposição reúne trabalhos do projeto Oficinas Culturais Artesanais

O Ateliê Eco-Arte, o Ponto de Cultura Waldir Azevedo e o Hospital de Apoio recebem, em dezembro, as exposições das oficinas realizadas nos três últimos meses. A iniciativa contou com a participação de 30 alunos da comunidade em geral e 30 alunos com deficiência, em três cursos: construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, artesanato com papel machê e criação de quadros com elementos da natureza.

A ação é realizada pela Agenda Cultural Brasília com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e levou as oficinas ao Guará, à Vila Telebrasília, ao Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV) e ao Hospital de Apoio.

O objetivo, de acordo com o idealizador e diretor do projeto, Marcelo Fonteles, é promover a inclusão social e a qualificação profissional, além de estimular o respeito ao meio-ambiente e à sustentabilidade. “A arte é uma fonte de aprendizagem e de crescimento, especialmente para aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Ela socializa, proporciona interação com a natureza, qualidade de vida e ainda capacitação”, explica.

O primeiro local a receber a mostra é o Ateliê Eco-Arte, no Guará. No sábado (01º), das 16h às 18h, será possível conferir o resultado das aulas de criação de telas e quadros com sementes, folhas, flores e pequenos frutos encontrados na natureza, ministradas pelo artista plástico Paulo Ataíde Cavalcanti no local.

Na segunda-feira (10), é a vez da artista plástica e arte-educadora Lurdinha Danezy apresentar o resultado da oficina de produção de obras com papel-machê, realizada no Hospital de Apoio. E Paulo Ataíde Cavalcanti mostrará os trabalhos produzidos no curso de criação de telas, ministrado no local. A visitação ocorre das 15h30 às 17h30.

E para encerrar o dia, o Ponto de Cultura Waldir Azevedo recebe o público na Vila Telebrasília, para a exposição com todas as obras produzidas no projeto. Entre setembro e novembro, o musicista Dudu Oliveira, também levou aos alunos do CEEDV e do Ponto de Cultura técnicas de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. As obras poderão ser conferidas das 19h às 21h.

A programação ainda inclui um ensaio aberto da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília, conduzido pelo maestro Dudu Oliveira, idealizador do projeto na Vila Telebrasília.

Programação

01/12 – Sábado, das 16h às 18h – Exposição de telas e quadros com sementes, folhas, flores e pequenos frutos encontrados na natureza, no Ateliê Eco-Arte

10/12. Segunda-feira, das 15h30 às 17h30 – Exposição de telas e quadros, além de esculturas em papel-machê, no Hospital de Apoio

10/12 – Segunda-feira, das 19h às 21h – Exposição de todas as obras no Projeto Waldir Azevedo, com ensaio aberto da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília

Serviço:
Exposição Oficinas Culturais Artesanais
Quando: 01/12. Sábado, das 16h às 18h – Ateliê Eco-Arte | 10/12. Segunda-feira, das 15h30 às 17h30 – Hospital de Apoio | 10/12. Terça-feira, das 19h às 21h – PWA
Onde: Projeto Waldir Azevedo, Rua 20, Casa 02 – Vila Telebrasília | Ateliê Eco-Arte, SAIS AE 04 Guará | Hospital de Apoio, AENW 03, lt. A, Setor Noroeste
Quanto: Entrada franca.
Contato: 9952-7613 – Marcelo Motta Fonteles
Realização: Agenda Cultural Brasília

 

 

Israel Carvalho

Israel Carvalho é jornalista nº. DRT 10370/DF e editor chefe do portal Gama Cidadão.

Related Posts

Gama recebe concertos natalinos pelos 18 anos dos Meninos do Itapoã

Projeto celebra 18 anos com apresentações gratuitas e reforça sua missão de transformação social por meio da música. O Coral e Orquestra Meninos do Itapoã, um dos mais reconhecidos projetos…

Ler mais

Continuar lendo
PL da Dosimetria pode reduzir prisão de Bolsonaro para 2 anos

Relator Paulinho da Força defende mudanças no PL da Dosimetria que eliminam a soma de penas e reduzem punições por crimes de multidão, o que pode diminuir a pena de…

Ler mais

Continuar lendo

Pra você

Gama recebe concertos natalinos pelos 18 anos dos Meninos do Itapoã

Gama recebe concertos natalinos pelos 18 anos dos Meninos do Itapoã

PL da Dosimetria pode reduzir prisão de Bolsonaro para 2 anos

PL da Dosimetria pode reduzir prisão de Bolsonaro para 2 anos

Raad Massouh se filia ao Mobiliza 33 e reforça nova fase do partido

Raad Massouh se filia ao Mobiliza 33 e reforça nova fase do partido

Policiamento de trânsito autua 43 motoristas alcoolizados no fim de semana

Policiamento de trânsito autua 43 motoristas alcoolizados no fim de semana

Embaixada do Peru celebra 37 anos da Polícia Nacional com cooperação na área de trânsito

Embaixada do Peru celebra 37 anos da Polícia Nacional com cooperação na área de trânsito

Todos os holofotes se voltam para Flávio Bolsonaro, apontado como “herdeiro político” de Jair Bolsonaro

Todos os holofotes se voltam para Flávio Bolsonaro, apontado como “herdeiro político” de Jair Bolsonaro