Bons ServiçosDestaque (Slide Show)NotíciasNotícias do Gama

Formação global: Uniceplac recebe intercambistas da Turquia e da Venezuela

Evrim Zülal e Fabíola Alexandra são estudantes de Medicina e estão no Centro Universitário para aperfeiçoar conhecimento acadêmico e trocar experiências

Brasília, 22 de agosto de 2019 – Troca de experiências, aprendizado de idioma e qualificação acadêmica. Essas são algumas das motivações que levam estudantes a saírem do Brasil para fazer intercâmbio nos mais diversos lugares. O caminho inverso não é diferente. Prova disso são Evrim Zülal, 20 anos, e Fabíola Alexandra, 21 anos, da Turquia e da Venezuela, respectivamente, que escolheram Brasília para aprimorar seus estudos.

Ambas hoje acompanham as atividades do curso de Medicina do Centro Universitário Uniceplac, no Hospital Regional do Gama, onde, durante 30 dias, terão a oportunidade de viver inúmeras experiências e aprimorar seus estudos em uma realidade distante da que estavam habituadas. “Fazer intercâmbio é uma maneira realmente perfeita de aprender e ver o mundo. O mundo é mais do que o nosso país e é uma boa chance de ser um médico global”, afirma Evrim, que saiu da Turquia para aperfeiçoar conhecimento e prática em cirurgia geral. “Vi que o Uniceplac era referência. A minha experiência no hospital está sendo ótima, tem muita oportunidade de aprendizado e de observação”, comenta.

A venezuelana compartilha da mesma opinião. Para ela, conviver com outras cultura e língua tem sido muito importante. “Intercâmbios podem nos levar para lugares que nunca pensamos que iríamos e nos fazer conhecer pessoas incríveis. Tenho aprendido muito durante essa jornada”, ressalta Fabíola, ao falar sobre sua vivência com colegas e professores do Uniceplac.

A instituição recebe intercambistas desde 2017. Só nesse mês de agosto, sete (cinco nacionais e dois estrangeiros) já tiveram a oportunidade de usufruir das possibilidades que o curso de Medicina oferece, da qualidade do corpo docente à infraestrutura de seus laboratórios.

De acordo com Ana Paula de Moura, aluna do terceiro ano de Medicina do Uniceplac e membro da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil), organização que viabiliza os intercâmbios, a experiência permite que o estudante tenha uma vivência de diferentes realidades da medicina. “Isso porque, epidemiologicamente, o perfil de adoecimento é diferente em cada lugar, seja dentro do Brasil ou fora desse; e ter esse olhar fora do seu lugar de origem faz com que o estudante tenha experiências que não teria apenas dentro da sua faculdade”, explica.

Vinda de Pelotas (RS), Gabriela Vasconcelos, 18 anos, sabe bem do que Ana Paula está falando. “Imaginei que seriam raros os momentos em que eu deixaria de ser apenas espectadora, mas não foi assim. Fiz meu primeiro parto aqui, e o segundo também. Fui muito bem acolhida por todos, tanto médicos especialistas, quanto residentes e internos”, comemora a futura médica.

Intercâmbio IFMSA Brazil – Fruto de parceria com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil), o intercâmbio do Uniceplac funciona desde 2017. A participação é condicionada à pontuação do estudante, acumulada por meio de atividades realizadas, trabalhos científicos escritos, monitoria, entre outros aspectos, até atingir o valor e os pré-requisitos exigido pela instituição. A iniciativa envolve 138 países e 153 faculdades brasileiras.

“O intercâmbio, principalmente o internacional, permite que o estudante se forme com uma visão de médico mais global, tendo em vista que este pode ir para países com a medicina mais avançada, como os EUA, e estar a par de métodos avançados ou também ir para países que se encontram em uma situação delicada de saúde, como em alguns pontos da África”, destaca Ana Paula.

Além de receber estudantes de outras faculdades, nacionais e internacionais, a Uniceplac se prepara para enviar seus alunos de Medicina a outros países. No início de 2020, sairão os dois primeiros, rumo ao Peru e ao Chile.

Representante de mais de 6 mil filiados, a IFMSA Brazil é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo e há mais de 25 anos se empenha em oferecer estrutura para uma experiência universitária completa ao acadêmico. Faz parte da comunidade mundial da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association), maior organização estudantil do planeta, que congrega mais de 1,3 milhões de acadêmicos de medicina em mais de 130 países.

Sobre o Uniceplac – Fundado há mais de três décadas por Apparecido dos Santos, o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Uniceplac tem seu perfil caracterizado pela perseverança em proporcionar educação com altos padrões de qualidade, o que já lhe garantiu nota máxima no MEC. O Centro possui 27 cursos de graduação, sendo estes: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Letras-Português, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia, Radiologia, Sistemas de Informação e Relações Internacionais.

Informou Assessoria e Comunicação da Uniceplac – 23/08/2019

Tags

Artigos relacionados

Fechar