Destaque (Slide Show)EducaçãoNotíciasRelações Exteriores e Embaixadas

Galeria dos Estados ganha obra de arte criada com apoio de estudantes

Nas comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos Galeria dos Estados ganha obra de arte criada com apoio de estudantes

Como parte das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a obra de arte O caminho dos direitos humanos foi inaugurada, nesta quinta-feira (22), na saída da estação de metrô Galeria dos Estados.

Com a presença do Governador Rodrigo Rollemberg, o painel de cerâmica que é assinado pela artista plástica Françoise Schein foi exposto ao público presente. As pinturas nos azulejos, que remetem à declaração, foram feitas por estudantes de duas escolas da rede pública de ensino do DF, o Centro Educacional 11 de Ceilândia e o Centro Educacional Gisno (que fica na Asa Norte).

Os jovens participaram da cerimônia que, além do governador contou com a presença do secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Marcelo Varella, e da colaboradora do governo local, Márcia Rollemberg.

Para o governador, a obra é importante para lembrar a população diariamente sobre a importância dos direitos humanos.

As instituições foram escolhidas por meio de concurso que selecionou os desenhos para compor o painel, produzido com a técnica de azulejos. A obra tem, aproximadamente, 110 metros quadrados (m²). Cada uma das escolas participantes também receberam a instalação de um painel menor, com 6 m².

Para Fabion, coordenador de ciências humanas na Unesco no Brasil é uma data muito feliz aqui para Brasília. Para ele é uma dupla celebração por ser aniversário da declaração universal dos direitos humanos, que celebra os 70 anos do principal documento base da ONU. Esse documento foi traduzido em mais de 500 línguas e serviu de base para várias constituições mundo afora. É também um casamento perfeito um casamento em uma cidade patrimônio da humanidade e uma declaração que não deixa de ser da humanidade. Essa que, na visão de Fabion, é própria essência do que é ser humano.  

A aluna Ana Beatriz, do Centro Educacional Gisno localizado na 907 norte, foi uma das pessoas que participaram na confecção do painel. Para ela no momento em que foram passar os desenhos para cerâmica foi bem legal. “Meu desenho está aqui e é muito gratificante para mim,” Comentou. Ouça a entrevista:

Anderson Luiz da Silva Maciel, 14 anos, estudante do 9º ano do CEN 11, não conhecia algo  tão profundo e o quanto isso abrange a sociedade todo dia. Anderson disse que antes não dava o mérito que esses direitos necessitam, mas agora entende o porque eles afetam o nosso dia-a-dia. “Eles garantem coisas para mim que são essenciais e muita das vezes gente não sabe. Às vezes a gente tem coisas garantido nossa vida que a gente não faz ideia por uma simples falta de curiosidade”. Comentou. 

Anderson Luiz e Ana BeatrizEstação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Israel Carvalho

Para a coordenadora do Colégio Gisno o projeto foi muito importante porque atuou diretamente com crianças. Estas que tem uma habilidade muito grande. Para ela compreender a necessidade de se compreender uma pessoa que tem direitos humanos é o início de um trabalho, que é escola já vem fazendo com esses princípios. Daí o fato de ser expresso direitos humanos através de um desenho. O projeto trouxe para a gente que foi um resgate nos alunos daquele lugar de expressão. E aí foi interessante, pois para ela o que ficou claro foi isso, eu tenho direito. Pelo menos é uma sementinha plantada que nessas horas esses direitos estão a dispensar sobre o direito que eu tenho.

No total, mais de 600 alunos participaram da ação, que é uma parceria entre a pasta federal, o governo de Brasília e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com apoio da Associação Inscrire — referência mundial na criação artístico-pedagógico urbano na área dos direitos humanos.

Estiveram presentes na ocasião o Governador do DF, Rodrigo Rollemberg e da primeira dama, Márcia Rollemberg. O Embaixador da Bélgica, Patrick Herman. O Embaixador da Espanha, Sr. Fernando Garcia Casas. A Coordenadora do Colégio Gisno, na Asa Norte e o coordenador do Centro Educacional 11 na Ceilândia. A representante da INSCRIRE, Ana Ignácio. O secretário do Ministério dos Direitos Humanos, Marcelo Dias Varella. O secretário nacional de cidadania do Ministério de Direitos Humanos, Hebert Barros.

Estação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Israel Carvalho
Estação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília
Estação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Israel Carvalho
Estação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Israel Carvalho
Estação de metrô Galeria dos Estados. Foto: Israel Carvalho

Mais fotos, clique aqui!

Da redação do Gama Cidadão.

Tags

Artigos relacionados

Fechar