Destaque (Slide Show)NotíciasNotícias do GamaSaudade minha cidade

Há 59 anos nascia na data de hoje (8/10) a cidade do Gama

Nasceu em um sábado, 8 de outubro de 1960.

O aniversário do Gama se comemora no dia 12 de Outubro, com direito a marchas, desfiles e combinando com o dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que coincidentemente é um feriado nacional, talvez esteja aí a razão de se comemorar nesse dia.
Mas a verdade é outra!
O aniversário real do Gama, é hoje! Dia 8 de Outubro. E como sabemos disso? Simples, o Correio Braziliense de nº 144 do dia 9 de Outubro de 1960 nos diz isso.
Reproduzimos abaixo a matéria completa:
 
NASCEU ONTEM A CIDADE DO GAMA
 
Texto da Capa:
O Prof. Israel Pinheiro visitou, ontem, na companhia de jornalistas, o local onde será erguida a maior cidade-satélite de Brasília, a cidade será construída para cerca de cem mil pessoas, e dotada de todos os recursos de uma grande cidade. Disse mais o Prefeito que o Gama terá dentro de mais alguns meses, isto é, até o fim do governo do Presidente Juscelino Kubiscthek uma população de vinte mil pessoas. Na foto, o prefeito mostrando o mapa da futura cidade. (Texto na última página do primeiro caderno)
 
Prevista uma população de cem mil habitantes
 
“Vocês estão vendo nascer a cidade do Gama. O dia 8 de Outubro será o primeiro dia da história dessa cidade”. Informou ontem à imprensa o Prefeito Israel Pinheiro. Essa declaração foi feita no momento em que o prefeito percorria, com repórteres, o local onde será a maior cidade satélite de Brasília.
 
CEM MIL HABITANTES
 
A cidade será a maior e mais importante cidade satélite de Brasília. Sua população será de cem mil habitantes.
Contará com dois tipos de zonas residenciais, popular e individual, setor de indústria, enfim a síntese das cidades satélites. O planejamento do Gama foi enriquecido com a experiência das cidades satélites criadas antes. Haverá, nesta nova cidade, blocos de apartamento de 4 pavimentos.
 
LOCALIZAÇÃO
 
A cidade do Gama ficará a 16 km do Plano Piloto e a nove do “Catetinho”. A estrada de acesso inicia-se em frente à primeira residência presidencial de Brasília e a poucos quilômetros da zona das mansões.
 
A MAIS INDUSTRIALIZADA
 
A facilidade de água, no Gama, permitirá que aquela cidade abrigue um pequeno parque industrial. No plano da cidade, está reservada uma vasta área para este setor. Dada a topografia do Gama (área em declive) e a existência de duas bacias hidráulicas em torno dela, o fornecimento d’água é bastante facilitado.
 
TRAÇADO DIFERENTE
 
O plano da cidade do Gama tem um traçado inteiramente diferente de todas as outras cidades satélites. A cidade é dividida em grandes quadras hexagonais. Os seis triângulos isósceles em que se subdivide o hexágono constituem a unidade residencial. Nas zonas de residências populares onde os lotes são geminados, o triângulo é dividido em 100 lotes retangulares. Nas zonas das residências chamadas individuais, o triângulo é dividido 76 lotes. A aparência destas unidades na planta, é a de uma colmeia. A área de cada lote é de 400m². As casas ficarão no centro dos lotes, isoladas. Casa triangulo deste terá sua zona comercial, no centro da área. A cidade contará, porém, com uma zona de comércio especializado, no centro.
 
ABRIGAR OS INVASORES
 
Informou o Sr. Israel Pinheiro que, inicialmente, serão localizados na zona de residências populares, os invasores do IAPI. Segunda feira será iniciada a transferência das 10 mil pessoas que estão residindo naquele local.
 
O QUE JÁ TEM
 
No dia 8 de Outubro a cidade o Gama tinha apenas a Prefeitura, em construção. Operário de uma companhia, na tarde daquele dia, iniciavam a construção de 60 casas de madeira onde serão abrigadas as famílias dos funcionários da Prefeitura local, todas na zona de residências populares. Desta data em diante os lotes do Gama já podem ser requisitados. Os populares serão vendidos por pouco mais de 30 mil cruzeiros e os individuais serão vendidos por cem mil cruzeiros, todos financiados.
 
CHURRASCO NO DIA 15
 
No dia 15 de Novembro, quando grande parte das avenidas já estarão em condições de tráfego, o prefeito oferecerá um churrasco próximo à cachoeira que existe nos limites da cidade. O presidente estará presente.
 

Ao longo dessa semana faremos outras publicações em comemoração ao aniversário de nossa amada cidade! Nós temos uma história e precisamos resgatá-la!

FELIZ ANIVERSÁRIO GAMA!
Por Juan Ricthelly
Juan Ricthelly, nascido, criado e morador do Gama
Blog Gama Livre – 08/10/2019

Artigos relacionados

Fechar