Bons ServiçosColuna SocialDestaque (Slide Show)Espaço CulturalMeio Ambiente e a SustentabilidadeNotíciasNotícias do GamaSaudade minha cidade

Hospital do Gama ganha pintura da sociedade civil

Heróis da sociedade: Voluntários e artistas fizeram pintura especial no HRG

O Hospital Regional do Gama (HRG) recebeu, no mês de maio a junho, os primeiros benefícios trazidos pelo projeto social “Sistema de Sinalização Humanizado do Hospital do Gama” do proponente Senai Gama – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, juntamente com a sociedade civil, artística, moradores, lideranças e voluntários dedicaram parte do seu tempo para doar amor ao próximo e a cidade. 

No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), o portal Gama Cidadão resolveu contar um pouco da história desses gamenses, heróis da sociedade que encontraram neste ato de solidariedade realização pessoal e felicidade plena de fazer o bem sem olhar a quem. 

Agora, por exemplo, quem for ao hospital regional do Gama pode ver dois belos pássaros pintado na parede entre as portas da entrada principal, além de desenhos na estrutura do hospital feito por grafiteiros e artistas locais tornando o ambientes mais agradáveis aos usuários. 

Grafite de artistas locais torna ambientes mais agradáveis aos usuários. Foto: Israel Carvalho

O pioneiro e morador da cidade Antônio formiga foi um dos que colocou a mão na massa e fez parte do belíssimo trabalho de pintura artística na entrada principal.

Espera-se que a sociedade do Gama tenha aprovado o trabalho artístico desses nobres artistas. Não só isso, mas que cuidem e valorizem esse tipo de arte pela cidade. Uma cidade bem cuidada é uma local cheio de vida.

“É um projeto piloto que pode se estender para outros hospitais do DF. Estamos precisando de mais voluntários e parceiros”, disse Waldir Morais, presidente da Associação dos Voluntários do Gama – AvoGama 

O projeto surgiu da necessidade de se identificar os núcleos internos do HRG. Com usuários perambulando pelo hospital perdendo muito sem achar o local o qual procura. A Adriana Azambuja, docente – designer gráfico, de produto e multimídia do Senai Gama, procurou a direção do HRG, Conselho de Saúde do Gama e a Associação dos Voluntários – AvoGama, para dar início ao projeto. “Começamos nosso trabalho e como não tínhamos recursos, procuramos parceiros locais, já que o Senai Gama elaborou o projeto.” pontuou Adriana.

O processo daí em diante foi tocar o projeto junto com o Senai Gama, Grafiteiros, Attus Digital, Mister Cryl Tintas, Pra Pintar, Roma Pães, Fino Sabor, Polar Tintas, Printando, Conselho de Saúde do Gama e a Associação dos Voluntários – AvoGama, além é claro da comunidade. Lembrando que o projeto contempla também a revitalização do visual do hospital e tem um cronograma completo de ações a serem feitas.

Foto (Da esquerda para a Direita): Antônio formiga, Adriana Azambuja e Waldir Morais. 
Voluntários, alunos e professores do Senai Gama.
PSO – Ginecologia HRG. Foto: Israel Carvalho


Circuito SENAI, Indústria e Sociedade

O Senai lançou um desafio em âmbito nacional chamado, Circuito SIS (Circuito Senai, Indústria e Sociedade). Esse projeto, composto por colaboradores e estudantes do Senai tem por objetivo mobilizar competências profissionais para o desenvolvimento de um projeto em parceria com a indústria. De maneira a desenvolver ou transformar um produto ou espaço da localidade onde a escola se insere, utilizando o know-how inovador da educação profissional e da indústria brasileira.

Seguindo essa premissa, a equipe S2H2G, escolheu o Hospital Regional do Gama como local a ser beneficiado pelo projeto. A proposta é melhorar a sinalização do hospital, levando em consideração aspectos de comunicação visual e segurança do trabalho. Para tal, parceiros da indústria e da sociedade foram convidados para colaborar com o projeto.

Na etapa da execução, foram mobilizados voluntários para iniciar as atividades conforme o seguinte cronograma: 

  • 26/05/2019: Início do Grafite no Pronto Socorro Infantil, Ginecológico e o PAV (Serviço de atendimento a pessoas em situação de violência).
  • 28/05/2019: Preparação da fachada do PS adulto (lixar, emassar) para receber a pintura;
  • 29/05/2019: Entrega das mascotes do Hospital do Gama aos responsáveis pelos setores apadrinhados.
  • 30/05/2019: Dia “D” do projeto com a conclusão da pintura da fachada, meios fios do estacionamento do PS e ajustes na recepção do PS adulto. Neste dia, a equipe esteve disponível para orientar os usuários em suas necessidades e houve ainda a distribuição de lanches.

Impacto positivo aos usuários

Muitos usuários foram beneficiados com a sinalização, por seu caráter de humanização, facilitando acessos e tornando o local mais receptivo, fato confirmado com as pesquisas realizadas com o público do local. O Sistema de sinalização humanizada proposto para o Hospital do Gama contribuirá diretamente para a sociedade que depende deste serviço. Porém, por conta de seu caráter voluntário, encontra-se ainda em fase de prototipagem, tendo sido executado em parte, apenas no pronto socorro adulto e nas fachadas do PAV, Pronto Socorro Infantil e Obstétrico.

Galeria de fotos:

Hospital do Gama ganha pintura da sociedade civil

Por Israel Carvalho com colaboração do Lucas Lieggio
Da redação do Gama Cidadão.

Tags

Artigos relacionados

Fechar