Jovem de 18 anos do DF recebe rim em transplante no dia de Natal

Thais foi diagnosticada com inflamação nos rins aos 10 anos de idade. Órgão pertencia a adolescente de 16 anos; garota passa bem após cirurgia.

Após conviver oito anos com uma inflamação nos rins, uma jovem de 18 anos, moradora do Gama, no Distrito Federal, realizou nesta quarta-feira (25) um transplante no Instituto de Cardiologia do DF. A paciente passava bem no início desta quinta-feira (26), segundo o instituto.

imgThais de Jesus foi diagnosticada com uma inflamação nos rins aos 10 anos de idade e, desde então, já foi internada várias vezes para sessões de hemodiálise. Nesta véspera de Natal, a jovem e a mãe, Reginalda de Jesus, receberam a notícia de que haveria a possibilidade de transplante.

O órgão pertencia a um adolescente de 16 anos, de Rondônia. A equipe do hospital viajou por volta de 5h de terça-feira (24) para realizar a captação do órgão, que foi trazido em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Para chegar nessa fase do implante do rim, várias etapas foram percorridas e ela teve sucesso em todas”, disse a coordenadora do Transplante Renal no ICDF, a nefrologista Renata Quirino.

“Para nós é um grande presente. Estamos muito felizes de mudar a vida de uma paciente. Estamos dando uma nova vida para uma menina de 18 anos, que vai constituir família, fazer faculdade, que vai mudar de vida”, disse a nefrologista Helen Siqueira.

A mãe chorou emocionada ao ver a filha entrando para a sala de cirurgia.

“Esse coração parece que vai sair para fora para agradecer as pessoas. É muito importante agradecer a família que doou, que teve o coração muito bom, que doou o rim”, disse a mãe. “Se pudesse ia lá abraçá-los para agradecer.”

Segundo a médica, a jovem deve passar entre 24 a 48 horas na UTI após a cirurgia. “Depois que o rim começar sua função, que habitualmente não é rápido no início, ela recebe alta e vai para casa.”

Assista ao vídeo: Clique aqui!

Fonte: G1 DF

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios