Jovens juram bandeira para dispensa de Serviço Militar no Gama

Juramento reuniu mais de 250 jovens de 18 anos para dispensa do Serviço Militar

img
Marcos Tadeu, Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal da (reserva), assumiu a direção da Junta Militar da cidade

A cerimônia cívico-militar de compromisso à bandeira e entrega dos certificados de dispensa de incorporação do serviço militar a jovens, foi realizada nesta sexta-feira (30 de janeiro). Aproximadamente 250 rapazes juraram compromisso à Bandeira do Brasil.

A cerimônia aconteceu na nova sede da Junta Militar, onde era biblioteca da cidade, e foi comandada pelo 1º Sgt Marcos Tadeu, Marjor Ramalho (mestre do cerimonial), Professor Waldir Cunha (palestrante), Profa. Maria Antônia (Administradora da cidade) e o Padre Wilson.

Nesse mesmo dia Marcos Tadeu, Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal da (reserva), assumiu a direção da Junta Militar da cidade. Liderança comunitária do Gama, presidente do Instituto Comunitário do Gama (ICG), cidadão sincero, honesto e trabalhador, nunca abriu mão de participar dos problemas da população Gamense. Cidade onde sempre morou.

“Os jovens de hoje estão preparados para serem lançados a sociedade civil, e graças a Deus, o governador de distrito federal Rollemberg tem feito um trabalho brilhante. Um esforço para colocar esses jovens no mercado de trabalho.”Disse.

 

img

A professora Maria Antônia aproveitou a oportunidade para chamar a atenção sobre o descarte incorreto do lixo. Convidou os jovens e pais que acompanhavam a cerimônia, para participarem da campanha “cidade limpa”.

“E a primeira forma de vocês servirem a pátria. Servindo a sua casa, sua família e a sua cidade. Ai sim serão uns cidadãos de verdade. Que Deus abençoe a todos!”, disse. 

img

O professor Waldir Cunha, convidado a participar, explicou aos jovens a importância do estudo nesta nova fase, rumo à profissionalização, e se colocou à disposição para informar procedimentos para o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil).

FIES – O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

 

IMG

Sra. Maria Liduina (59), servidora da junta militar há 11 anos, moradora do recanto das emas, chega todos os dias as 7:00 horas da manhã na Junta Militar. Ela é conhecida como uma mãe para os jovens. Muito simpática conhece todos os procedimentos da cerimônia cívico-militar. 

Aos jovens foi entregue o comprovante de dispensa militar. Esse documento será necessário para que os jovens possam se matricular em instituições de ensino, assumirem cargos públicos e contratação profissional.

O padre Wilson Costa abençoou os presentes convidando os jovens à realizarem, juntos, uma prece.

O evento contou com a presença de Ailtom Miranda do Conselho Tutelar, Dr. Gilson, procurador da administração do Gama, demais autoridades e os pais dos jovens.

Segundo informação da administração do Gama, foram convidados os órgãos da Polícia Militar do Distrito Federal do Gama, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Departamento de Trânsito do Distrito Federal, delegacias da cidade e Exército Brasileiro.

Fotos da cerimônia cívico-militar. Clique aqui!

Da redação do Gama Cidadão – Atualizada 31/01/2015 10:13

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios