Notícias

Lotes abandonados, iluminação pública, policiamento ostensivo e transporte foram pautas da última Reunião do Conselho Comunitário de Segurança do Gama

img

Membros do Conselho, Administração Regional, Polícias Civil e Militar, DETRAN e Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda se reuniram nesta quinta-feira (20) para realização de mais uma reunião do conselho comunitário do Gama.

Em pauta foram discutidos diversas questões relativas as problemáticas da cidade tais como, lotes abandonados, iluminação pública, policiamento ostensivo e trânsito.

Maria Antônia, presidente do conselho falou sobre a importância da nova sede do Conselho de Segurança do Gama, que teve o apoio do administrador Adauto Rodrigues

Dentre as questões por lá levantadas está o problema com o Buraco do tatu na Comercial da Qd 8 do Setor Sul do Gama e com o Condomínio Europa, apelidado de “minhocão”. Estes locais possuem um alto índice de reclamações pelo moradores. O Gama Cidadão já tinha feito uma denúncia sobre o “minhocão” estar sendo usado para esconderem drogas.

Confira a matéria na íntegra Clique aqui!

Nossa equipe vem recebendo denúncias, e não são poucas. A de se ver os moradores dos blocos do condomínio Europa, conhecido como “minhocão”. Este conjunto habitacional está localizado no Setor Central do Gama, atrás da administração regional. Segundo os moradores o tráfico está correndo solto. Traficantes andam armados a luz do dia para intimidar os moradores, tudo ocorrendo ao ar livre.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema um dos moradores, Thiago, ligou várias vezes para a redação do Gama Cidadão pedindo ajuda. Ele denuncia a presença de homens armados em baixo do bloco onde mora. E isso acontece em plena luz do dia.

Entramos em contato com o 9° Batalhão de Polícia Militar do gama e falamos com a Major Paiva sobre as denúncias por nós recebidas. Por fim, solicitamos que fosse marcada uma reunião comandante, afim de que possamos ter uma resposta pra o tais acontecimentos.

Durante a reunião do conselho de segurança foi tratado também sobre o “Buraco do Tatu”, um prédio abandonado que fica na quadra comercial 08 do Setor Sul e tem servido a marginais e usuários de drogas. Sobre esse tema o administrador, Adauto Rodrigues, disse que já foram encaminhados os ofícios para o cartório afins da realização de um levantamento sobre o responsável pelo prédio.

A Polícia Militar informou, na ocasião, por meio Delegado Chefe, Dr. Viana, que o Gama estará recebendo 30 câmera de vigilância que deverão serem instaladas em pontos cruciais da cidade. Diferentemente do padrão implantado em Brasília, o sistema de vídeo monitoramento do Gama será feito com câmeras que funcionam via rádio, pois não há cabeamento de fibra óptica. Quanto a essa temática, foi ressaltado a importância, por exemplo, dos donos de postos de combustíveis, no sentido de que instalem sistemas de vídeo-monitoramento eficiente e de qualidade. Dessa forma facilitaria bastante o trabalho da polícia na identificação de criminosos.

Foi falado também pela PM, sobre a questão do baixo efetivo da corporação na cidade e os índices de crimes e problemas na região central do Gama. Que estas questões estão recebendo total atenção e há em desenvolvimento busca por soluções afim de tornar a cidade do Gama um lugar mais seguro para todos.

imgPor fim todo o corpo policial da cidade foi elogiado pelo primoroso trabalho que vem sendo realizado mesmo passando por um momento de crise. O Batalhão Escolar, por exemplo, foi elogiado pelo empenho realizado. Há um esforço grande no sentido de melhoria da segurança na cidade e a PM está trabalhando em ações que sejam efetivas quanto a isso.

Durante a reunião do conselho, o administrador do Gama, Adauto Rodrigues, falou sobre o transporte na cidade. Disse que estão em contato com a empresa que opera os ônibus na cidade para resolver os problemas que a população tem se queixado. Atualmente o que mais está incomodando os usuários é a falta de ônibus e linhas. Por fim concluiu sobre este tema falando sobre o novo terminal rodoviário que deverá ser construído em uma área localizada no Setor Sul.

Integrantes da mesa do Fórum Comunitário do Gama, através do Professor Barreira e Israel Carvalho, reclamaram da falta de diálogo da parte do governo. Eles pediram um retorno das demandas encaminhada pelo Fórum Comunitário do Gama, protocoladas e entregues diretamente ao governador Agnelo Queiroz no “GDF Junto de você”, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.  Até o momento não recebemos nenhum retorno da parte do governo.

Estiveram presentes no Conselho de Segurança Comunitário, o chefe da 14ª Delegacia de Polícia, delegado Edson Viana, o chefe da 20ª Delegacia de Polícia, delegado Francisco Antônio da Silva, a presidente do Conseg, Maria Antônia, Hermanos Machado representante da Sedest no Conseg Urbano e Rural, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, representantes da Coordenação Regional de Ensino, Representante de entidades, moradores e estudantes.

Veja as fotos do evento Clique aqui!

Da redação do Gama Cidadão com participação de Lucas Lieggio.

Leia mais MP quer prisão e até expulsão de militares que participarem da Operação Tartaruga

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar