Destaque (Slide Show)Espaço CulturalNotícias

Mairton conquista Brasília com seu Andarilho

Noite de autógrafos agitou a Feira do Livro

O escritor Marcos Mairton participou nesta quarta-feira (13) da Feira Internacional do Livro de Brasília. A noite de autógrafos celebrou o mais novo lançamento do autor “Breves Anotações de um Andarilho”. O artista visual Valdério Costa, responsável pela ilustração do livro, esteve presente e, atendendo a pedidos dos leitores, também assinou dedicatórias nas obras.

Durante o evento, Mairton recitou vários microcontos para o público, como o texto que deu vida ao Andarilho, protagonista de todos os contos: É um andarilho. / Um caminhante. / Segue seu caminho todos os dias. Mais ocupado com o caminho que com a vida. / E, por isso mesmo, vive mais que caminha. / E, caminhando, vive. E enquanto vive, caminha.

“O Andarilho é essa pessoa, que anda pelo mundo observando as coisas, sem se apegar a um lugar, sem se apegar a pessoas, simplesmente seguindo sua vida”, explicou Marcos.

Quem passava pelo local, ficava para acompanhar a apresentação. No estande da editora Arco-íris, a poesia tomou conta: diversos textos de Marcos estavam replicados em tamanho maior, aumentando o contato do leitor com a obra. Valdério Costa aproveitou o momento para reforçar a importância dos livros na cultura: “Hoje estamos em uma era virtual, digital. Não tem aquele contato. Por isso, escolhemos fazer um livro físico, porque assim as pessoas podem tocar, sentir o cheiro e as texturas e viver o que está escrito”, afirmou o artista.

“Breves Anotações de um Andarilho” é composto por 70 textos curtos, os microcontos. A cada página, o leitor acompanha acontecimentos e reflexões do Andarilho que remetem aos acontecimentos e sentimentos diários, dos mais banais aos mais complexos. As ilustrações de Valdério complementam o trabalho de Mairton, fundindo escrita e imagem que instigam o leitor. “O livro é a síntese de muitas reflexões extraídas de situações cotidianas. Diariamente, fatos aparentemente simples, até banais, escondem lições importantes para a vida. São essas lições que o Andarilho tenta apreender e transmitir através de suas anotações”, conta o autor.

Após Brasília, a próxima parada de Marcos Mairton será em São Paulo, onde participará da Bienal. Durante esta fase de lançamento, o livro “Breves Anotações de um Andarilho” também pode ser adquirido autografado pela internet, no site oficial do autor http://mundocordel.com/ a R$ 65.

O livro conta com a apresentação de José Paulo Cavalcanti Filho e design gráfico de Haroldo Brito, CEO da Criatus Design. A publicação é da Editora IMEPH, reafirmando uma parceria entre o autor e a editora que comemora dez anos, com várias obras no mercado literário.

Informou Camila Rezende
Tags

Artigos relacionados

Veja Também

Fechar
Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar
%d blogueiros gostam disto: