Destaque (Slide Show)NotíciasPessoas com deficiência

Ministério Público conhece projeto de paracanoagem do DF

Objetivo do projeto é oferecer aulas gratuitas de canoagem para pessoas com deficiência no Parque Vivencial do Lago Norte, localizado na SHIN QL 2

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estiveram no Parque Vivencial do Lago Norte para conhecer o projeto que pretende oferecer aulas de paracanoagem gratuitas a pessoas com deficiência, além de criar um espaço de convivência e ressocialização no local. A Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) estuda a possibilidade de destinar verbas de condenações de processos por crimes ambientais para viabilizar obras de acessibilidade no parque. A visita foi realizada na última quinta-feira, 22 de agosto.

Para o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, “o projeto, inédito no Distrito Federal, possui uma proposta inclusiva de portadores de deficiência, viabilizando uma atividade desportiva e de qualidade de vida para essa população que já enfrenta inúmeros desafios como a exclusão social.” A atividade incentivará a prática desportiva e atrairá mais visitantes para o parque hoje pouco frequentado.

Quem apresentou a iniciativa ao MPDFT foi a atleta de paracanoagem Andréa Pontes. Na ocasião, ela contou sobre a história do projeto, suas metas e objetivos. A superintendente das Unidades de Conservação de Parques do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti, também participou da visita e explicou que as atividades serão possíveis graças a um termo de cooperação firmado com o órgão ambiental do DF. Atualmente, o Vivencial do Lago Norte está sob gestão do Instituto.

A implantação do projeto não prejudica o espaço ambientalmente preservado, embora necessárias obras estruturais para garantir a acessibilidade. Estão projetados dois espaços, um para a recepção de alunos e espaço de convivência e outro para armazenamento dos caiaques e demais equipamentos utilizados para prática desportiva.

Para conhecer o projeto, visite o endereço eletrônico: http://www.paracanoagembrasilia.com.br/

Informou MPDFT – 26/08/2019
Tags

Artigos relacionados

Fechar