Destaque (Slide Show)EducaçãoNotícias

Número de estagiários cresce quase 24% no Brasil

Primeiro trimestre de 2019 tem 576 mil estagiários ante 466 mil no mesmo período do ano passado

No primeiro trimestre de 2019, o Brasil registrou 576.983 estagiários ligados ao ensino superior. O número representa uma alta de 23,8% em relação a 2018, quando havia 466.157 estagiários no mesmo período de acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Os dados também mostram que as mulheres correspondem a 65% dos aprovados, em contraste com 30% de contratação.

A experiência pode ser um divisor de águas para o futuro profissional e, não por acaso, os processos seletivos estão mais concorridos e com níveis cada vez mais altos. Quem pertence ao universo dos graduandos em busca de experiência profissional é a estudante de Jornalismo Larissa Mesquita, de 23 anos. “O estágio aumenta o meu networking e abre portas para novas oportunidades. Estagiar engloba desde o contato com a vida prática até a preparação profissional. É uma experiência fundamental para galgar melhores oportunidades no mercado”, avalia.

Atualmente aos 23 anos, a futura jornalista ressalta o que considera um dos grandes benefícios desta etapa. “Por mais que eu aprenda em sala de aula, pôr em prática é completamente diferente. Aprendo cada vez mais no meu ambiente de trabalho. Aprendo, inclusive, a ser uma pessoa melhor”, analisou a aluna do 6º semestre que atua em uma agência de notícias ligada ao ramo educacional.

Cursos com mais estagiários

A pesquisa do CIEE destaca ainda quais são os cursos que mais têm aberto vagas de estágio no último trimestre: Direito, Pedagogia, Educação Física e Tecnologia da Informação. No entanto, os cursos com mais estagiários atuando são Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Para estagiar, é necessário estar matriculado em alguma universidade, escola ou fazendo um curso técnico. Caso você ainda não esteja matriculado em algumas dessas modalidades de ensino, não precisa se preocupar. O Educa Mais Brasil pode abrir portas para você. O programa já beneficiou mais de 900 mil estudantes e oferece bolsas de até 70% para todas as modalidade de ensino. Acesse o site do programa e confira as oportunidades disponíveis na sua região.

 Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Tags

Artigos relacionados

Portal de Notícias Gama Cidadão o
Fechar