Quase metade dos brasilienses não fez cadastramento biométrico

bio

Tudo indica que realmente os brasileiros deixam tudo para a última hora. Mesmo com campanhas diárias espalhadas por todo o país, quase metade dos eleitores do Distrito Federal ainda não realizou o cadastramento biométrico, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).

Os moradores de Ceilândia Norte, Asa Sul e Asa Norte foram os que menos aderiram ao processo obrigatório, com 49% de registros. As regiões de Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Cruzeiro, apresentaram o maior índice com 63%. A estudante Luíza Velloso, 22 anos, agendou o recadastramento, mas acabou perdendo o dia. “Estou sem tempo de ir novamente. É complicado deixar tudo em cima da hora, mas vou dar um jeito”, conta a moradora da Asa Norte.

O balanço que foi divulgado na quarta, 16, pelo TRE-DF, mostra que 1,23 milhão de pessoas aderiram ao novo sistema de identificação, o que corresponde a 55% do eleitorado. O restante – 800 mil – ainda precisa passar pelo procedimento. O prazo acaba em março de 2014.

Cadastro
O próximo atendimento extra será realizado neste sábado,19, das 8hs às 14hs. No dia 28 de outubro, feriado para o servidor público, o TRE-DF vai funcionar normalmente. O tribunal só fecha no dia 1º de novembro, feriado para o Poder Judiciário.

O procedimento leva menos de 20 minutos para ser concluído no cartório ou no posto eleitoral. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – devem fazer o recadastramento.

Quem não realizar o recadastramento até a data estimada não poderá votar nas eleições de 2014. O eleitor terá o título cancelado, o que o impossibilita de tirar o passaporte, participar de concursos públicos e pedir empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

 

Por Jessica Nascimento

Informou Gazeta de Taguatinga

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios