Réu oculto, Lula telefona a mensaleiros para manifestar apoio em particular

Livre, Lula diz a Dirceu e Genoino, mas só ao telefone: “Estamos juntos”

 

Dirceu e Lula no Planalto: Valério garantiu que o ex-presidente sempre soube de tudo, mas ele não foi incluído no processo

O ex-presidente Lula, em cujo governo ocorreu o escândalo do mensalão, telefonou ontem para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber dos mandados de prisão contra. “Estamos juntos”, disse Lula aos antigos companheiros. Réu oculto do processo, Lula nem sequer foi processado. …

Ele sempre afirmou que “não sabia” do mensalão, muito embora o esquema de corrupção e compra de votos no Congresso tenha sido criado para beneficiar o seu governo. No processo judicial recém-concluído, ficou demonstrado que a quadrilha se reuniu diversas vezes no Palácio do Planalto para planejar e executar suas ações. O tesoureiro do esquema, Marcos Valério, revelaria depois ao Ministério Público Federal que Lula sempre soube de tudo e que até chegou a se reunir com ele e também pagou-lhe despesas pessoais.

Apesar de manifestar solidariedade, Lula acertou com a presidente Dilma Rousseff uma estratégia para não prolongar o desgaste, segundo mostra o jornal O Estado de S. Paulo deste sábado. Em vigor desde o ano passado no Palácio do Planalto, a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão será mantida, sob o argumento de que decisão judicial é para ser cumprida. “Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto”, disse ontem o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

Lula passou o feriado em sua chácara, no interior paulista, e foi de lá que ligou para Dirceu e Genoino. Na quinta-feira, ele avisou que não compareceria ao 13° Congresso do PC do B, em São Paulo, pois estaria ali representado por Dilma e por Falcão. A presidente, por sua vez, não mencionou a prisão dos petistas, citada pelo presidente do partido anfitrião, Renato Rabelo.

A partir de agora, Lula, Dilma e o PT farão de tudo para se descolar do mensalão. A frase “quem sou eu para fazer qualquer insinuação ou julgamento da Suprema Corte?” foi a senha dada por Lula, na quinta-feira, para encerrar de vez o assunto.

 

Fonte: Diário do Poder – 16/11/2013

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios