Revitalização do Castelinho, uma vitória dos gamenses

O castelinho será revitalizado e passará a contar com uma unidade do CEUs - Centro de Artes e Esportes Unificados.

A Praça do Castelinho, localizada no Setor Oeste do Gama, é um local histórico da cidade, mas que nos últimos tempos estava abandona. Brinquedos quebrados, quadras de esportes em situação precária, pista de skate em mau estado e o prédio, chamado de Castelinho, abandonado e depredado. Este é o cenário da Praça atualmente que sem a manutenção devida se tornou um problema para a população. Moradores e comerciantes da área reclamam da situação e a muito tempo vem reivindicando por melhorias.
Um grupo de pessoas chegou a se organizar e fundar o Clube Unidade de Vizinhança dos Moradores do Gama – Castelinho, com o objetivo de desenvolver benfeitorias e cuidar da manutenção do local. Só que até então a única coisa feita pela administração anterior foi fechar as portas do local.

A área pública destinada a Praça do Castelinho do Gama já teve muitos anos de glória. O local recebia festas e diversos eventos culturais, esportivos e sociais. Com o tempo tudo acabou sendo abandonado pelo governo e assim permaneceu por anos. O local acabou servindo como ponto de uso de drogas, e com a bandidagem em volta a população foi deixando de frequentar a praça. O castelinho, assim como a praça do Cine Itapuã e o Parque Recreativo do Gama (Prainha), são patrimônios importantes da cidade. Eles fazem parte da história do Gama e das lembranças dos que viveram dias memoráveis em cada um desses lugares.

Agora eis que a população consegue uma grande vitória, toda a área da praça do Castelinho será revitalizada. O espaço público, que já havia sido retomado pela Administração do Gama, devido à caracterização de abandono e a falta de pagamento de taxas de ocupação pública, que o permissionário não cumpria há vários anos, agora terá novos ares.

Graças ao administrador, Adauto Rodrigues e a sua equipe, toda aquela área será contemplada com uma unidade do CEUs – Centro de Artes e Esportes Unificados.

img

O local será completamente reformado e remodelado. Passará a contar com Biblioteca, parquinho infantil, Quadra de esportes coberta, área para ginástica, bicicletários, área verde revitalizada, espaço cultural e prédio multiuso.

Lançado em março de 2010, o projeto CEUs é uma criação do Governo Federal, pertencente ao pacote de obras do PAC 2. Inicialmente ele foi criado como uma PEC – Praça do Esporte e da Cultura, e agora é denominado CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados. O projeto compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.

Segundo o cronograma do Governo Federal, até o fim de 2014 serão inaugurados CEUs nas 27 (vinte e sete) unidades da federação. A cidade do Gama será contemplada com uma delas.

O objetivo das CEUs é integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência dos CEUs, foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de CEUs, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m².

O anúncio dessa grande vitória dos Gamenses, foi anunciada durante um café da manhã realizado pela Administração do Gama para a imprensa local, onde o administrador Adauto Rodrigues anunciou essa e outras tantas obras que a administração vem fazendo e fará até o final do ano.

Agora toda a cidade do Gama será contemplada com a revitalização de um de seus espaços históricos.

Galeria de fotos Clique aqui!

Por: Lucas Lieggio
Da redação do Gama Cidadão 

Tags

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios