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Saiba como usar a nota do Enem para estudar cursos de Comunicação Social

Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Jornalismo, Relações Públicas e Produção Cultural são algumas habilitações

O curso de Comunicação Social possui diversas habilitações, que especificam o foco da graduação em termos de disciplinas, experiências e áreas de atuação. Por mais clichê que possa parecer, a formação requer a habilidade de se comunicar de diversas formas: por meio da oralidade, de fotos e imagens, vídeos, além de gestos e comportamentos. A importância das habilidades varia conforme a habilitação.

Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Cultural e Rádio e TV estão entre as habilitações de Comunicação mais procuradas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser adotado como critério de seleção nas graduações citadas anteriormente. Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Confira abaixo algumas habilitações em Comunicação Social que podem ser cursadas com a nota do Enem:

Jornalismo

O curso de Jornalismo é bastante dinâmico e possibilita atuar em um mercado de trabalho variado, uma vez que, com o diploma em mãos, o jornalista pode trabalhar em redações de jornais, na TV, em programas de rádio, assessorias de imprensa, portais de notícias, além de comandar o departamento de comunicação de órgãos públicos e privados. Além disso, quem escolhe dar continuidade aos estudos e se especializar conta ainda com mais oportunidades.

Publicidade e Propaganda

Podendo também ser encontrado com as nomenclaturas “Comunicação Social – Publicidade e Propaganda” ou “Propaganda”, esse curso tem duração de quatro anos e prepara os estudantes para fazer criação de campanhas e peças publicitárias para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Uma das possibilidades para o profissional é a atuação em agência de publicidade.

Produção Cultural

O curso de Produção Cultural é voltado para o planejamento, organização e coordenação de projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica, como festivais de música, exposições, filmes, peças de teatro e outros. O produtor cultural faz parte de todo o processo do projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação e avaliação de resultados. No mercado de trabalho, o produtor cultural pode atuar em instituições públicas como também em empresas do ramo privado.

Rádio, TV e Internet

Quem trabalha em rádio ou televisão também faz parte do rol dos comunicólogos. O curso de Rádio, TV e Internet é disponibilizado na modalidade tecnológica e tem duração média de, no máximo, dois anos. Depois de formado, o profissional pode ficar responsável por equipes de gravação e de produção de programas educativos, de entretenimento e jornalísticos, além da produção de conteúdo para web.

Relações Públicas

O profissional formado em Relações Públicas pode trabalhar com a produção de eventos, assessoria de imprensa, como por exemplo, com pesquisa de clima organizacional e pesquisa de opinião. Em outras palavras, o Relações-Públicas é responsável pela divulgação, promoção e preservação da imagem de uma marca, produto, figura artística ou política. Durante a faculdade, os estudantes aprendem, entre outras coisas, a elaborar um planejamento estratégico. Por isso, assim como no jornalismo, a escrita faz parte do dia a dia desses profissionais.

Agência Educa Mais Brasil

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Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

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