Destaque (Slide Show)EsporteEsporteNotícias

Taça das Favelas: time feminino de Ceilândia Sul e masculino do Varjão vencem o campeonato

Final foi decidida no último sábado, 28/09, em Samambaia e contou com programação cultural

A 3ª edição do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo chegou ao fim. No total, 48 times, sendo 16 femininos e 32 masculinos, compostos por jovens entre 14 e 17 anos, participaram da disputa, desde de agosto. O sábado foi de fortes emoções para as meninas de Ceilândia Sul e para os garotos do Varjão, campeões do Taça das Favelas. Após a premiação times e torcidas aproveitaram uma tarde de música com a participação da cantora Rebeca Realleza e o dos músicos do projeto Samba na Comunidade.

O campeonato que visa dar oportunidade aos jovens talentos de comunidades locais foi uma realização da Central Única das Favelas no DF (CUFA DF) com produção da Rosa dos Ventos e apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do DF.

De acordo com o presidente da CUFA DF, Bruno Kesseler, a edição superou todas as expectativas.

“Apesar da chuva que veio muito forte na final masculina, o evento foi um sucesso. É muito bonito ver os meninos se entregarem de verdade. É muito emocionante poder participar disso tudo e presenciar esse momento, tanto para os meninos quanto para as meninas. O futebol feminino está crescendo muito e poder fazer parte desse crescimento é muito importante”, destaca.

Campeões

O último dia de disputa foi de grandes emoções. Para começar, às 9h, no Arena 310, campo sintético de Samambaia, as meninas do Santa Maria garantiram o 3º lugar. Às 11h10 os times femininos de Ceilândia Sul e Recanto das Emas entraram em campo para uma partida acirradíssima. O resultado foi 1 a 0 para o time de Ceilândia Sul.

Para o técnico do time campeão, Pablo Rizza, a disputa foi concorrida. “Os times foram muito competitivos durante todo o campeonato. Tivemos jogos difíceis, enfrentamos o calor, típico dessa época do ano, e chegamos a essa final que é uma reedição da última Taça. Nós já sabíamos que a outra equipe é muito capacitada, mas felizmente e com muito trabalho conseguimos um bicampeonato. É o que eu digo para as meninas: final a gente não joga, final a gente ganha”, declara orgulhoso.

O segundo jogo e também esperado com muita ansiedade pela torcida que lotou as arquibancadas, aconteceu às 12h40. Samambaia Norte encarou pela terceira vez a final da Taça das Favelas, mas o time da casa não levou a melhor. Os garotos do Varjão venceram a 3ª edição. Foi por pouco, Samambaia Norte fez o primeiro gol ainda no primeiro tempo, o empate veio depois do intervalo e acabou levando o jogo aos pênaltis. Final: 3 a 1 para o Varjão.

Para o camisa 19, Breno Silva Almeida, zagueiro do time e responsável pelo gol da vitória, o resultado foi merecido. “Eu estou muito emocionado, me sinto muito feliz. Acho que nós merecemos, trabalhamos muito para chegar até aqui. O jogo foi muito disputado, depois do intervalo e das instruções do nosso técnico conseguimos voltar com mais força, colocar o time para frente e alcançar a vitória”, comemora.

Abertura

Antes de dar início aos jogos da final, os organizadores do campeonato relembraram a importância da representatividade das favelas e comunidades locais no futebol e em grandes campeonatos.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe da CUFA e a todas as mulheres que participaram desse campeonato. Mulheres lutadoras e guerreiras, obrigada por nos representarem em campo, galera! É muito importante para nós mulheres ver vocês aí”, ressaltou Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos.

Também esteve presente o secretário de esporte, Leandro Cruz, que durante a cerimônia de abertura ressaltou a relevância do campeonato.

“Gostaria de fazer uma saudação a todos os jogadores e jogadoras que irão disputar a final de hoje. A Taça das Favelas é, sem a menor dúvida, o maior projeto de oportunização com futebol desse país. A Taça das Favelas está em 14 estados e a CUFA está no Brasil inteiro, transformando vidas e criando economia criativa”, declara.

Taça das Favelas: time feminino de Ceilândia Sul vencem o campeonato
Final Taça das Favelas 2019. Foto divulgação de Ceilândia Sul
Final Taça das Favelas 2019. Foto divulgação do Time Varjão
Final Taça das Favelas 2019. Foto divulgação de Samambaia Norte x Varjão
Projeto Samba na Comunidade Final Taça das Favelas. Foto Divulgação
Rebeca Realleza na Final Taça das Favelas. Foto Divulgação
Tags

Artigos relacionados

Fechar