fbpx
25 de julho de 2021

Terceira edição do Festival de Bonecos do Gama celebra a tradição dos mamulengos na cidade

Brasília não é apenas a capital do rock. Aqui na nossa cidade um outro tipo de arte também ganha destaque nacional: o teatro de bonecos. “Fora do Nordeste, Brasília é o local onde mais se trabalha com bonecos”, afirma Marco Augusto, organizador do 3º Festival de Teatro de Bonecos do Gama – o Festineco. E não é por acaso que a cidade satélite realiza desde o dia 18 a terceira edição do festival. “O Gama tem uma forte tradição com o teatro de animação. Existem sete grupos que trabalham com bonecos na cidade. Aqui tem muita gente engajada com isso”, complementa Augusto.

Com atrações de várias regiões do DF e outros estados, além de apresentações com companhias dos Estados Unidos, Uruguai e Argentina, o festival faz um passeio pela arte e cultura populares por meio da arte com bonecos e da literatura de cordel.

Como palco para as exibições, os organizadores do evento escolheram locais públicos e com grande circulação de pessoas. Nesta quarta, é a vez da Escola Classe 28 que recebe apresentações às 10h e às 16h. Quem abre o dia é o grupo brasiliense Mamulengos sem Fronteira com o espetáculo Exemplos de Bastião. Dirigido por Walter Cedro, a peça é baseada na literatura de cordel e conta as aventuras e confusões vividas por um palhaço da Folia de Reis (festejo católico com forte tradição no interior do país), o Padre Simão Sem Cuidado e o Capitão João Redondo. Um dos diferencias deste espetáculo está no fato de o público poder interferir na história e até mesmo poder mudar o destino dos personagens.

Já na segunda apresentação, quem sobe aos palco são os goianos da Cia Expressão de Arena. Com a fábula Zezinho e o baú mágico, o grupo comandado por Ravel Mesquita faz um jogo lúdico com o público onde são mostradas a magia, o sonho e a imaginação presentes no mundo das crianças.

FONTE: divirta-se.correioweb.com.br

Israel Carvalho

Diretor-Presidente do portal Gama Cidadão, Jornalista nº. DRT 10370/DF, Multimídia e Internet Marketing.

View all posts by Israel Carvalho →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial